Lar clandestino em Palmela encerra por falta de condições [actualizada]

Lar clandestino em Palmela encerra por falta de condições [actualizada]

Lar clandestino em Palmela encerra por falta de condições [actualizada]

Cinco pessoas que se encontravam na instituição, nas Lagameças, foram transportadas para o Hospital de São Bernardo

 

Cinco pessoas que se encontravam num lar clandestino, nas Lagameças, em Palmela, que vai encerrar por falta de condições, foram transportadas para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, confirmou à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ).

- PUB -

A denúncia foi realizada directamente nas instalações da Polícia Judiciária de Setúbal há cerca de um mês por vizinhos do lar ilegal, que consistia em barracões agrícolas transformados em lar. Por estar em causa um crime cuja investigação também cabe a esta polícia, maus tratos a idosos, a PJ comunicou o caso ao MP e realizou diligências de investigação.

A investigação da PJ apurou que não estão em causa agressões aos idosos ou privação de comida, mas sim falta de condições mínimas, pois eram barracões. Os gestores do lar, um casal, não foram detidos. Sabe-se que não tinham outro lar deste género.

O MP comunicou também o caso à Segurança Social e ASAE, entidades que são agora responsáveis pela fiscalização ao espaço e ao eventual reencaminhar dos utentes para outros espaços.

- PUB -

Segundo a mesma fonte, o referido lar clandestino já estava sob investigação policial há algumas semanas por suspeitas de incumprimento das condições mínimas para o exercício da actividade.

A mesma fonte indicou ainda que o lar deverá ser encerrado ainda hoje.

Além das cinco pessoas transportadas ao hospital de São Bernardo, o referido lar clandestino tinha mais 20 utentes, alguns dos quais já estão ao cuidado de familiares, acrescentou a PJ.

- PUB -

A agência Lusa tentou obter informação sobre o estado de saúde dos utentes do lar transportados ao Hospital de São Bernardo, mas, até ao momento, não foi possível.

 

Com LUSA

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -