Miss Setúbal disputa agora posição para integrar derradeiro resultado em desafio
Catarina Jesus, residente no concelho do Barreiro e com 27 anos, acaba de ser eleita Miss Setúbal 2022 e demonstra estar satisfeita e orgulhosa por poder representar o distrito no concurso Miss Queen Portugal. “Um dos meus passatempos é caminhar e explorar toda cidade”, afirma, num território “que sempre se destacou pela sua oferta cultural, da qual são óptima expressão os vários murais de vários artistas que dão cor e expressão” ao município.
A candidata, que exerce as funções de explicadora e que possui uma marca de alojamento local, lembra que uma das descobertas “mais interessantes” que fez pelo território foi o mural das Medusas, criado pelo artista Bordalo II e que está presente numa zona próxima à ADAO – Associação Desenvolvimento de Artes e Ofícios, por “representar bem as preocupações ambientais, que todas e todos temos”, destaca. “Desde pequena que vejo em concursos de beleza, mais do que o seu brilho imediato, […] a sua capacidade de transmitir mensagens e de criar representatividade”, assegura.
Por um passeio pelo “pulmão” verde da Mata da Machada, a candidata lembra que o Barreiro enfrenta nos dias de hoje “vários desafios a nível ambiental”, tais como o risco de incêndio por “prejudicar não só a terra como as pessoas, os animais e os seus habitats”, motivo pelo qual defende com “paixão” a preservação da fauna e das espécies: “sou particularmente atenta à problemática do abandono animal e, numa esfera de actuação possível, resgatei o meu querido Mali, que claramente sofreu maus tratos e é agora um cãozinho feliz e integrado na nova família, à custa de muita paciência e amor”.
Para Catarina Jesus, cuidar de animais é algo fundamental e foi neste sentido que decidiu desenvolver junto da Câmara do Barreiro o projecto “Amigos para a Vida”, que consiste numa campanha contínua de sensibilização da população contra o abandono, com acção directa na população e que, futuramente, visa a sensibilização nas escolas. Numa visita realizada recentemente à Quinta do Mião – Centro de Recolha de Animais Errantes do Barreiro –, a candidata informou que aposta na acção junto dos mais jovens “porque acredito que as crianças são o futuro”.
“Esta acção explica as responsabilidades que se juntam à adopção animal e fornece informação útil para todas as pessoas se sentirem motivadas a adoptar, de forma responsável e consciente, um novo amigo para a vida”, dado que os amigos de quatro-patas “têm o direito a ter uma família que os ame”.
Gentes que são “afáveis, acolhedoras e disponíveis”
As gentes de Setúbal e, em particular, do Barreiro, na sua perspectiva “são afáveis, acolhedoras e disponíveis e pretendo devolver a confiança e apoio que me demonstraram”, representando a mulher portuguesa, assim como a região. “Lembro-me de ter dez anos e sonhar em ser miss, por isso participar na Miss Queen Portugal é um marco importante”, dado que lhe possibilita dar foco a um tema que lhe é tão próximo.
“Ter uma miss que defende a igualdade de direitos e reconhece a força e a garra da mulher portuguesa, não só a eleva como a representa”, lembra, ao carregar “orgulhosamente” as bandeiras da luta contra o bullying e as desigualdades sociais. “Sou forte defensora da igualdade de direitos sociais e da inclusão de todas as pessoas, desde crianças até idade adulta”, acreditando que através da promoção da igualdade e da aceitação das diferenças “conseguiremos uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais equilibrada”.
“A minha história pauta-se por vários momentos de partilha e entrega, dos quais destaco açcões de voluntariado em lares de idosos e em associações de defesa de animais e a participação em vários bancos alimentares para pessoas e animais”, salienta, pelo que ser Miss Queen “é uma forma de poder continuar a fazê-lo com um impacto global que possa fazer a diferença a uma escala maior”.
Oportunidade de escolha entre conjunto de três candidatas
Com mais votos na Miss Setúbal, que elege desde 2013 as finalistas para a Miss Queen Portugal, a jovem continuará até ao final da primeira fase deste concurso, que vai eleger mais três finalistas.
Até esta quarta-feira, o público tem a oportunidade de escolher as três candidatas para a final nacional. Quem ganhar o concurso, vai ainda representar Portugal no concurso Miss Queen Earth, um dos quatro maiores eventos a nível internacional que, através das raízes que de forma tradicional se suportam na beleza, conduzem a uma projecção a nível global.
Actualmente está ainda a decorrer a votação para a Miss Eco Beauty, que visa destacar causas ambientais e sociais que precisam de atenção em cada distrito. “Vencer o título de Miss Eco Beauty é um passo importante para me posicionar no concurso de forma favorável e, desta forma, poder conseguir continuar a desenvolver projetos comunitários”, lembra Catarina Jesus.