11 Agosto 2024, Domingo

- PUB -
Joaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra a Covid-19

Joaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra a Covid-19

Joaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra a Covid-19

O autarca do Seixal lembra a António Costa que os bombeiros nunca dizem não, mesmo quando há risco das suas vidas

A Câmara do Seixal enviou ao primeiro-ministro, António Costa, um ofício onde apela para que todos os operacionais envolvidos na fiscalização do isolamento, quarentena, transporte e socorro a vítimas da pandemia, nomeadamente os bombeiros, sejam incluídos na primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

O documento assinado pelo presidente da autarquia, Joaquim Santos, lembra que os bombeiros “intervêm na primeira linha da contenção e combate à infecção, prestando a todos os níveis um apoio imprescindível”. Apoio este em que acorrem a “todas as emergências médicas para que são chamados”, sendo “muitas com risco da própria vida”. Mesmo assim, reforça o autarca, “intervieram sempre com total disponibilidade, determinação e espírito de missão”.

- PUB -

Em comunicado, a autarquia seixalense aponta que as duas associações de bombeiros que servem o concelho “já transportaram, em conjunto e desde o início da pandemia, mais de 1 100 doentes com sintomas de Covid-19, o que somado a outros transportes de emergência médica ascende a mais de 15 mil intervenções”.

Actualmente, refere o mesmo comunicado, “21 bombeiros encontram-se em isolamento profiláctico, dos quais oito testaram positivo à Covid-19”. Joaquim Santos pretende, assim, “ver alargado o âmbito desta fase inicial do plano nacional de vacinação contra a pandemia que actualmente abrange pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos”.

A exigência para que os bombeiros sejam incluídos na primeira linha de vacinação tem sido defendida também pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. Considera o autarca, um dos primeiros a levantar esta questão, que os bombeiros merecem prioridade no plano de vacinação.

- PUB -

“Tal como os profissionais de saúde, os bombeiros tinham de estar já também vacinados. Têm de estar rapidamente neste grupo de primeira prioridade”, vincou recentemente a O SETUBALENSE.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -