O barreirense Carlos Humberto mantem-se na comissão executiva da Área Metropolitana de Lisboa
Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, foi esta quinta-feira eleita vice-presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa (AML). A seu lado e no mesmo cargo, foi também eleito o vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Luís (PSD).
Entretanto, Hélder Sousa Silva já anunciou que vai cessar funções como presidente da Câmara de Mafra no dia 16 de Julho, sucedendo-lhe no cargo Hugo Luís, actual vice-presidente.
A actual mesa da presidência da AML cessa funções na sequência da eleição da presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), que presidia ao órgão, e do presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva (PSD), como eurodeputados, nas eleições europeias de dia 9 de Junho.
Já a comissão executiva da AML não sofreu mudanças e mantém o barreirense Carlos Humberto (CDU) como primeiro secretário metropolitano e Irene Veloso, Filipe Ferreira, Emanuel Costa e Carla Lopes como secretários metropolitanos.
O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), foi eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa (AML), sucedendo no cargo à autarca Carla Tavares, eleita eurodeputada, disse à agência Lusa fonte daquele órgão.
O autarca de 80 anos, independente eleito pela lista do PS, já tinha assumido a presidência da AML entre 2015 e 2017.
O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML, constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana.
Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.