Inauguração da Casa da Música marca comemorações de Abril

Inauguração da Casa da Música marca comemorações de Abril

Inauguração da Casa da Música marca comemorações de Abril

Equipamento homenageia Jorge Peixinho e reforça oferta cultural. Concerto de Paulo de Carvalho abre programa

 

As comemorações que o município do Montijo preparou para assinalar o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos arrancam com um nome sonante do panorama artístico nacional. Paulo de Carvalho sobe ao palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida no próximo dia 23, pelas 21h30, para realizar um concerto gratuito, mas o principal destaque da programação comemorativa cumpre-se no próprio Dia da Liberdade, 25, com a inauguração da Casa da Música Jorge Peixinho e do Jardim das Nascentes.

- PUB -

As duas empreitadas representaram um investimento global superior a 2 milhões de euros: a Casa da Música, que homenageia a figura do compositor, maestro e instrumentista montijense Jorge Peixinho, custou 980 mil e 546 euros e beneficiou de um financiamento de pouco mais de 563 mil euros ao abrigo do FEDER; ao passo que o jardim, financiado em 50 por cento também pelo FEDER, atingiu o montante de 1 milhão e 291 mil euros. Apesar da dimensão da estrutura verde, é a Casa da Música que centra todas as atenções.

E não só por o novo equipamento vir enriquecer a oferta cultural no município. É que o projecto, assumido como promessa junto do eleitorado, estava há muito por concretizar. A inauguração está agendada para as 11 horas do próximo dia 25, logo após o descerramento da placa toponímica da Avenida António Machado Mourão. Mas antes, na terça-feira, 18, a Câmara Municipal e a Companhia Mascarenhas-Martins – que ficou responsável pela gestão cultural do espaço – dão a conhecer a programação que ali será dinamizada.

E será precisamente na Casa da Música que as comemorações de Abril promovidas pelo município serão encerradas, com a realização de um concerto a cargo do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, a partir das 17h30, no mesmo dia 25. O reportório, revelou a autarquia, vai contemplar obras do falecido maestro do Montijo e de outros compositores.

- PUB -

A evocação da data da Liberdade, ainda a 25, começa com o ritual do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 9 horas, e uma hora depois é dado o tiro de partida para a “IX Corrida e Caminhada da Liberdade”, na Praça da República. À tarde, a partir das 15 horas, realiza-se a habitual sessão solene da Assembleia Municipal, com intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara, Catarina Marcelino, que preside à assembleia, e um representante de cada partido com assento no órgão deliberativo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -