O município quer contribuir para que Portugal consiga alcançar os objectivos de redução de energia eléctrica
O concelho do Seixal vai alterar o sistema de iluminação pública através da substituição das luminárias existentes que passam a ser LED. Uma medida a pensar na eficiência energética e, para cuja implementação, o executivo da Câmara do Seixal aprovou na última reunião de câmara a abertura do concurso.
“Desta forma, o município irá contribuir para que Portugal possa alcançar e suplantar os objectivos fixados no âmbito da política de eficiência energética”, refere comunicado da autarquia que cita o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos: “O município pretende proceder à substituição da iluminação pública existente por iluminação LED, o que se traduz numa poupança significativa dos consumos de energia eléctrica, ao mesmo tempo que optimiza os níveis de iluminação e reduz a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a descarbonização do município”.
Apoios financeiros a bombeiros e outras instituições
A Câmara Municipal do Seixal aprovou na mesma reunião pública a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 75 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, bem como a atribuição do mesmo valor à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, “tendo em conta o crítico financiamento a que ambas estão sujeitas por parte do Governo e todo o trabalho que desenvolvem em prol dos cerca de 170 mil habitantes do concelho, em especial nesta fase de pandemia que o País e o mundo enfrentam”.
Foi ainda aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira na ordem de 85 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Corroios – Creche Os Pastorinhos, para apoio às obras de infra-estruturas e melhoria das acessibilidades ao Parque Municipal de Recolha de Viaturas.
No âmbito do apoio ao Movimento Associativo Desportivo, a autarquia deliberou igualmente atribuir uma comparticipação financeira no valor de 250 mil euros ao Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal para prosseguir o apoio necessário à construção do complexo desportivo. A autarquia aprovou ainda a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 56 391 euros ao Grupo Desportivo do Cavadas, para apoiar a realização de diversas intervenções nas suas instalações.
Ainda no âmbito de apoios financeiros, foi deliberada mais uma comparticipação no valor de 200 mil euros à Casa do Educador, para obras de construção das novas instalações da Universidade Sénior do Seixal, bem como a atribuição de 10 bolsas de estudo ao ensino superior no valor unitário de 1 250 euros e de 20 bolsas de estudo ao ensino secundário no montante unitário de 750 euros, como “forma de incentivo ao percurso académico dos alunos, visando igualmente a redução das desigualdades sociais”.