A estreia nacional do projecto ‘Bom Anfitrião’ é um dos destaque da programação para Palmela
Vem aí a maior edição de sempre do “Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas”, promovido pela Artemrede. Apresentado ao final da manhã de ontem, na Biblioteca Municipal de Palmela, o evento, que arranca no próximo dia 17 e se estende até 30 de Outubro, apresenta este ano “23 espectáculos, cinco oficinas para crianças e uma instalação, num total de 72 apresentações ao público em 15 municípios”.
Nesta 5.ª edição, o festival volta a afirmar “a sua natureza internacional” e a apostar “em estreias absolutas em Portugal”, salienta a autarquia palmelense, que destaca da programação “a estreia nacional” do projecto ‘Bom Anfitrião’. “Com apresentação no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a 8 de Outubro, o espectáculo é uma coreografia de Filipa Francisco em co-criação com quatro artistas locais (Santarém, Sesimbra, Palmela e Montemor-o-Novo), na exploração da emergência climática e do papel que as artes podem desempenhar no seu questionamento”, desvenda a autarquia.
Em termos de propostas internacionais que integram a programação, o concelho de Palmela vai servir de palco ao espectáculo “Conservando Memória”, agendado para 30 de Outubro no Centro Cultural do Poceirão. “Os espanhóis Izaskun Fernández e Julián Saenz-López escrevem, constroem, iluminam e brincam numa bonita peça onde questionam os seus avós sobre as suas vidas passadas, com uma delicadeza e uma beleza que é comovente”, revela o município. Antes, a 16 de Outubro, os catalães L’Home Dibuixat apresentam “Sapatos Novos” no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro. O enredo envolve “uma criança que descobre o mundo e acumula experiências ao crescer”.
A autarquia lembra ainda, da programação destinada para o concelho palmelense, os espectáculos “Qubim”, da Trupe Fandanga (8 de Outubro), e “Aprometido”, dos PédeXumbo (15 de Outubro).
A sessão de lançamento do festival contou com as presenças de Maria João Camolas, vereadora da Cultura na Câmara de Palmela, Marta Martins, directora executiva da Artemrede, e Iza da Costa, artista que integra o projecto “Bom Anfitrião”.
O programa do Festival Manobras pode ser consultado na íntegra em https://www.artemrede.pt/pt_pt/festivalmanobras-outono-2022.