Festival Manobras apresenta maior edição de sempre com 72 actuações em 15 municípios

Festival Manobras apresenta maior edição de sempre com 72 actuações em 15 municípios

Festival Manobras apresenta maior edição de sempre com 72 actuações em 15 municípios

A estreia nacional do projecto ‘Bom Anfitrião’ é um dos destaque da programação para Palmela

 

Vem aí a maior edição de sempre do “Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas”, promovido pela Artemrede. Apresentado ao final da manhã de ontem, na Biblioteca Municipal de Palmela, o evento, que arranca no próximo dia 17 e se estende até 30 de Outubro, apresenta este ano “23 espectáculos, cinco oficinas para crianças e uma instalação, num total de 72 apresentações ao público em 15 municípios”.

- PUB -

Nesta 5.ª edição, o festival volta a afirmar “a sua natureza internacional” e a apostar “em estreias absolutas em Portugal”, salienta a autarquia palmelense, que destaca da programação “a estreia nacional” do projecto ‘Bom Anfitrião’. “Com apresentação no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a 8 de Outubro, o espectáculo é uma coreografia de Filipa Francisco em co-criação com quatro artistas locais (Santarém, Sesimbra, Palmela e Montemor-o-Novo), na exploração da emergência climática e do papel que as artes podem desempenhar no seu questionamento”, desvenda a autarquia.

Em termos de propostas internacionais que integram a programação, o concelho de Palmela vai servir de palco ao espectáculo “Conservando Memória”, agendado para 30 de Outubro no Centro Cultural do Poceirão. “Os espanhóis Izaskun Fernández e Julián Saenz-López escrevem, constroem, iluminam e brincam numa bonita peça onde questionam os seus avós sobre as suas vidas passadas, com uma delicadeza e uma beleza que é comovente”, revela o município. Antes, a 16 de Outubro, os catalães L’Home Dibuixat apresentam “Sapatos Novos” no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro. O enredo envolve “uma criança que descobre o mundo e acumula experiências ao crescer”.

A autarquia lembra ainda, da programação destinada para o concelho palmelense, os espectáculos “Qubim”, da Trupe Fandanga (8 de Outubro), e “Aprometido”, dos PédeXumbo (15 de Outubro).

- PUB -

A sessão de lançamento do festival contou com as presenças de Maria João Camolas, vereadora da Cultura na Câmara de Palmela, Marta Martins, directora executiva da Artemrede, e Iza da Costa, artista que integra o projecto “Bom Anfitrião”.

O programa do Festival Manobras pode ser consultado na íntegra em https://www.artemrede.pt/pt_pt/festivalmanobras-outono-2022.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -