26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Festival dos Capuchos abre com Beethoven no Teatro Municipal Joaquim Benite

Festival dos Capuchos abre com Beethoven no Teatro Municipal Joaquim Benite

Festival dos Capuchos abre com Beethoven no Teatro Municipal Joaquim Benite

A 29 de Maio a Orquestra Sinfónica de Paris Consuelo vai interpretar a Quinta Sinfonia de Beethoven

O Festival de Música dos Capuchos abre a 29 de Maio com a Orquestra Sinfónica de Paris Consuelo a interpretar a Quinta Sinfonia de Beethoven. Um concerto a ter lugar no Teatro Municipal Joaquim Benite, às 21h00.

- PUB -

Este ano, o Festival de Música dos Capuchos, de 29 de Maio a 21 de Junho, é inspirado nas ideias de liberdade ao longo da História da Música, daí dedicar o concerto de abertura a Ludwig van Beethoven, cuja música sempre se regeu pelos princípios da liberdade, colhendo inspiração no Iluminismo.

Considerada uma obra-prima indiscutível, a Quinta Sinfonia de Beethoven é uma poderosa manifestação musical que evoca a luta contra adversidades e o triunfo da liberdade.

Composta essencialmente entre 1807 e 1808, esta obra teve a sua primeira apresentação pública a 22 de Dezembro de 1808, em Viena, sob a batuta do próprio compositor. Inicia-se com um incisivo motivo de quatro notas – provavelmente, o mais célebre gesto musical de toda a História da Música.

- PUB -

Em estreia em Portugal, a Orchestre Consuelo de Paris vai interpretar a Quinta Sinfonia naquele que é considerado um dos projectos orquestrais mais audaciosos surgidos nos últimos anos.

Fundada em 2019, esta orquestra foi construída por iniciativa do maestro e violoncelista francês Victor Julien-Laferrière, e tem como missão abordar o reportório sinfónico através da lente exigente da música de câmara, o que tem levado a vibrantes interpretações elogiadas pela crítica especializada em festivais e salas de concerto de referência, como o Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, os Sommets Musicaux de Gstaad ou a Folle Journée de Nantes.

Após um primeiro álbum dedicado a Brahms, para a editora Mirare, o próximo projecto discográfico da Orchestre Consuelo é dedicado à gravação da integral das Sinfonias de Beethoven.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -