A 29 de Maio a Orquestra Sinfónica de Paris Consuelo vai interpretar a Quinta Sinfonia de Beethoven
O Festival de Música dos Capuchos abre a 29 de Maio com a Orquestra Sinfónica de Paris Consuelo a interpretar a Quinta Sinfonia de Beethoven. Um concerto a ter lugar no Teatro Municipal Joaquim Benite, às 21h00.
Este ano, o Festival de Música dos Capuchos, de 29 de Maio a 21 de Junho, é inspirado nas ideias de liberdade ao longo da História da Música, daí dedicar o concerto de abertura a Ludwig van Beethoven, cuja música sempre se regeu pelos princípios da liberdade, colhendo inspiração no Iluminismo.
Considerada uma obra-prima indiscutível, a Quinta Sinfonia de Beethoven é uma poderosa manifestação musical que evoca a luta contra adversidades e o triunfo da liberdade.
Composta essencialmente entre 1807 e 1808, esta obra teve a sua primeira apresentação pública a 22 de Dezembro de 1808, em Viena, sob a batuta do próprio compositor. Inicia-se com um incisivo motivo de quatro notas – provavelmente, o mais célebre gesto musical de toda a História da Música.
Em estreia em Portugal, a Orchestre Consuelo de Paris vai interpretar a Quinta Sinfonia naquele que é considerado um dos projectos orquestrais mais audaciosos surgidos nos últimos anos.
Fundada em 2019, esta orquestra foi construída por iniciativa do maestro e violoncelista francês Victor Julien-Laferrière, e tem como missão abordar o reportório sinfónico através da lente exigente da música de câmara, o que tem levado a vibrantes interpretações elogiadas pela crítica especializada em festivais e salas de concerto de referência, como o Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, os Sommets Musicaux de Gstaad ou a Folle Journée de Nantes.
Após um primeiro álbum dedicado a Brahms, para a editora Mirare, o próximo projecto discográfico da Orchestre Consuelo é dedicado à gravação da integral das Sinfonias de Beethoven.