Festas Populares do Samouco saltam esta sexta-feira para a rua

Festas Populares do Samouco saltam esta sexta-feira para a rua

Festas Populares do Samouco saltam esta sexta-feira para a rua

Plano de Coordenação da Protecção Civil para vigorar durante as festas já foi aprovado pela autarquia e envolve várias entidades

As Festas Populares de Samouco, em Honra de Nossa Senhora do Carmo, vão, mais uma vez, agitar largos e ruas da freguesia. Começam amanhã, 12 de Julho, e até dia 16, passam pelo Largo da Igreja, Palco Principal, Páteo Samouqueiro e Jardim do Casal, haverá noite de sardinha assada, largadas de touros, fogo de artifício e a parte religiosa com a Procissão de Nossa Senhora do Carmo.

- PUB -

Organizadas pela Associação de Festas Populares do Samouco, com participação da Junta de Freguesia local e Câmara Municipal de Alcochete, dia 12 é de Zumba com Fé, ouvir o DJ Tommy Boy e Gamix.

Dia 13 actua a banda Pimenta com Cheiro e a charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. No dia seguinte é de ouvir a banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Ayeos e Fifi Milho.

Dia 15 há cante alentejano com o Grupo Coral Alentejano Saudades do Alentejo e, depois, Emanuel Moura. No último dia das Festas Populares o palco é de José Malhoa e segue-se a charanga O cavalinho.

- PUB -

Entretanto, a Câmara de Alcochete já aprovou o Plano de Coordenação da Protecção Civil para vigorar durante as festas. Trata-se de um dispositivo de “prevenção e resposta integrado no âmbito da protecção e socorro, adequado ao risco acrescido e identificado, com elevado grau de prontidão”, explica a autarquia.

O plano de segurança para as Festas Populares do Samouco foi elaborado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, em estreita ligação com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade de Saúde Local, a Junta de Freguesia de Samouco e a Comissão de Festas do Samouco. 

Segundo a Câmara de Alcochete, neste plano de coordenação “estão referenciadas as estratégias de actuação dos agentes de Protecção Civil, as suas responsabilidades, os sistemas de alertas, os planos prévios de intervenção, a estrutura de coordenação, a administração e logística, entre outras medidas preventivas, essenciais para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de protecção e socorro necessárias à resposta”.

- PUB -

Com as Festas Populares a baterem à porta, a 23 de Junho o Samouco saiu à rua, pelo segundo ano consecutivo, com as Marchas de São João. Esta uma tradição “esquecida nos tempos”, mas que agora “faz abrir o baú das memórias” da população, refere o executivo da Junta e Freguesia do Samouco.

Com trabalho dos marchantes e participação da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, entre outras organizações, a noite foi grande de animação e cor com a Marcha do Gaio, Marcha dos Flamingos e a Marcha de Marvila. “Voltamos a marcar encontro a 21 de Junho de 2025”, promete o executivo da freguesia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -