Obras de 3,1 milhões melhoram as condições de circulação e segurança rodoviária numa das mais importantes vias do distrito
As obras de beneficiação na Estrada Nacional 10 (EN10), entre Marateca e Pegões, já terminaram, informou ontem a Infraestruturas de Portugal (IP), empresa responsável pela manutenção da via, conhecida como Estrada do Alentejo.
“A Infraestruturas de Portugal concluiu, no passado dia 29 de Agosto, a empreitada de beneficiação do troço da EN10 entre Marateca e Pegões. O troço objecto de beneficiação serve directamente os concelhos de Palmela e Montijo, no distrito de Setúbal, tendo início junto ao entroncamento com a EN5 na Marateca (quilómetro 59,125) e termina na zona de intersecção com a EN4 em Pegões (quilómetro 72,487).”, informou a IP em comunicado enviado à redacção d’O SETUBALENSE.
De acordo com a mesma nota, a intervenção, que representou um investimento de 3,1 milhões de euros, teve como objectivo “a melhoria dos níveis de segurança da via e das condições de mobilidade para os milhares de utilizadores que diariamente percorrem a EN10”.
Os trabalhos passaram pela reabilitação integral e reforço estrutural do pavimento, a reformulação de três interseções (aos quilómetros 59, 62 e 69) e de um acesso de serventia, o reforço e melhoria da sinalização e dos equipamentos de segurança, aplicação de telas de controlo de crescimento de raízes assim como tratamento e abate de árvores que representam risco para a segurança e condições de conservação da via.
A empreitada incluiu ainda a construção de um passadiço (ao quilómetro 71) para permitir à fauna local atravessar a via, numa medida de protecção ambiental, a construção de novos equipamentos de drenagem longitudinal da plataforma rodoviária e de órgãos complementares de drenagem, além da limpeza de linhas de água e reparação pontual dos órgãos de drenagem existentes.