Estórias do mundo sobem ao palco do Fórum Municipal

Estórias do mundo sobem ao palco do Fórum Municipal

Estórias do mundo sobem ao palco do Fórum Municipal

Nigéria, Darfur, Afeganistão e Síria são os cenários das estórias contadas por marionetas no Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

 

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, será o palco do 3º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, em Outubro. Espectáculos e oficinas dirigidas à comunidade educativa e ao público em geral fazem parte do programa.

- PUB -

O Manobras tem início a 5 de Outubro, pelas 15h30, com uma peça de teatro e uma oficina de marionetas, “5 Fábulas Para Não Adormecer” e “A 6ª Fábula: Agora é Mesmo Para Acordar”, respectivamente.

A partir de cinco dos sete pecados mortais, Caroline Bergeron elaborou a peça “5 Fábulas Para Não Adormecer”, sem palavras, composta por cinco fábulas que, com humor, criticam algumas manias da nossa sociedade, como a obsessão pelo poder, pelo dinheiro e pela competição.

Quanto à oficina será orientada por Susana Alves, que a partir da história “6ª Fábula: Agora é Mesmo Para Acordar” cria personagens e dá-lhes a forma de marionetas ou objectos.

- PUB -

 

“Mapa-Contos e Cantos”

 

- PUB -

A 25 de Outubro, pelas 10h00, o Fórum Cultural abre portas para receber a peça de teatro “Mapa – Contos e Cantos” de Fernando Mota, com entrada gratuita limitada a 120 espectadores.

“Mapa – Contos e Cantos é um espetáculo para crianças criado a partir de textos originais, poesia oral de mulheres afegãs, um poema de Eduardo Galeano, músicas e sonoridades de várias culturas de África e do Médio Oriente, desenhos de crianças de Darfur e outros materiais plásticos. O espetáculo procura fazer uma reflexão sobre os conceitos de território e fronteira, de pertença e de liberdade, com especial enfoque no universo infantil.

Para este projeto foram criados vários instrumentos musicais a partir de objectos e materiais simbólicos como a harpa farpada (uma janela-harpa feita com arame farpado), o remo (cordofone criado a partir do objecto que lhe dá o nome), um jogo de piões que nos transporta para um campo de batalha e caldeiros de metal suspensos, de onde surge uma tempestade marítima.

 

“Estórias de Mundos Distantes”

 

Fernando Mota volta a colocar uma produção sua em palco no Fórum Municipal José Manuel Figueiredo no dia 26, pelas 21h30, com “Mapa – Estórias de Mundos Distantes”.

Uma peça que parte da pesquisa de histórias de resistência e evasão em países e territórios em guerra, de povos ocupados ou exilados, com especial enfoque no universo feminino. Cruza várias linguagens e expressões como a música, a poesia, o teatro, as artes plásticas e o vídeo para criar um objecto performativo poético e imersivo. São utilizados músicas e instrumentos da Nigéria, do povo Berber (na língua Amazigh), uma canção de embalar palestiniana (em árabe), uma melodia encontrada numa placa de barro de 1400 AC na região de Ugarit, no Norte da Síria (possivelmente a composição musical mais antiga da qual há registo), bem como uma série de peças originais e construções sonoras inspiradas em culturas musicais de África e do Médio Oriente.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -