29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Escola Básica da Lançada deve reabrir portas cinco anos depois

Escola Básica da Lançada deve reabrir portas cinco anos depois

Escola Básica da Lançada deve reabrir portas cinco anos depois

Nove crianças não tiveram colocação e encarregados de educação lutam por solução na freguesia

 

As crianças de Sarilhos Grandes têm sido obrigadas a frequentar escolas básicas fora desta freguesia, apesar de existir um estabelecimento de ensino – a Escola Básica (EB) da Lançada – que está fechado desde 2015- 2016 mas apto a funcionar.

- PUB -

É que no único equipamento escolar activo na localidade – Escola Básica de Sarilhos Grandes – é recorrente não existirem vagas para todos os alunos residentes na freguesia. Agora, pelo menos, nove alunos não tiveram colocação e a Escola Básica da Lançada, também conhecida como Escola da Hortinha, deverá voltar a abrir portas.

Esta é a expectativa de um grupo de encarregados de educação, que na última terça-feira deslocou-se à Câmara Municipal do Montijo para tentar voltar a falar com a vereadora Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da Educação.

Além disso, já expuseram a situação à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e ao Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, que integra a Escola da Lançada.

- PUB -

À porta da autarquia, Romy Ribeiro, Valter Corraleira e Sandra Ribeiro não esconderam preocupação com o impasse. “Andamos nisto há um mês”, lamentam. As aulas “começam no próximo dia 14 de Setembro e o agrupamento diz que o processo vai ser longo e difícil, que requer autorização da DGEstE”.

Mas a justificação que obtiveram do agrupamento de escolas não convenceu. Até porque, em resposta à Câmara Municipal a DGEstE informou que “a decisão do funcionamento da EB da Lançada para o ano lectivo 2021-2022 deverá ser concertada entre a autarquia e a direcção do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra”.

E o município tem estado empenhado em corresponder às expectativas dos encarregados de educação. O problema, apontam, reside no agrupamento de escolas.

- PUB -

Vereadora garante que reabertura da escola está a ser tratada

A O SETUBALENSE, a vereadora da Educação lembrou que a autarquia “nunca se pronunciou favoravelmente” ao encerramento da EB da Lançada “por considerar que havia um número significativo de alunos residentes na freguesia de Sarilhos Grandes a frequentar escolas localizadas noutras freguesias, pela inexistência de vagas na EB de Sarilhos Grandes”.

E garante que o município e o agrupamento de escolas “estão a desenvolver os procedimentos necessários à abertura de uma turma na EB da Lançada no ano lectivo de 2021-2022”, face ao interesse manifestado pelos encarregados de educação que a autarca considera “justo”.

Maria Clara Silva reforça ainda que a Câmara Municipal e o agrupamento “têm articulado as diferentes fases que envolve a reabertura de uma sala de aula”. E junta: “Compreendemos a ansiedade das famílias, mas, para que os alunos possam voltar à escola da Lançada, há que percorrer os diferentes caminhos legais. E é esse percurso que está a ser feito, com a articulação entre todos os intervenientes.”

O SETUBALENSE tentou obter esclarecimentos junto do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, mas até ao fecho desta edição não recebeu qualquer resposta a um conjunto de questões enviado por e-mail à directora do agrupamento, Paula Póvoas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -