Com entrada livre, o único concerto a pagar é o dos Calema, a 30 de Agosto. No último dia, paraquedistas vão aterrar na Quinta da Marialva
As Festas de Corroios começaram a 23 de Agosto com Carlão no palco principal, o Carlos Paredes, e terminam a 1 de Setembro com a actuação de Sérgio Godinho, no mesmo espaço. Nos primeiros três dias, daquele que é considerado o maior evento organizado por uma junta de freguesia, o Parque Urbano da Quinta da Marialva encheu com vários milhares de pessoas.
“No dia de abertura das festas estiveram 150 mil pessoas”, contabiliza o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Hugo Constantino. “Foi a maior abertura de sempre”, afirma, e a sua previsão é que a 47.º edição das festas da localidade totalize “mais de um milhão de visitantes” em dez dias de concertos e outras actuações nos palcos Carlos Paredes e o Corroios (antigo Palco Arraial), visitas a stands de automóveis, de restauração, de produtos tradicionais, entre outros espaços.
Hoje, terça-feira, o Palco Carlos Paredes é de Sara Correia e o Palco Corroios vai estar dedicado aos Versa7il, e espera-se nova enchente de público assim como ontem com a actuação de Herman José. “Os primeiros dias das Festas de Corroios costumavam ser os mais fracos em público, mas este ano tem sido surpreendente; as pessoas ficam até às duas da manhã, hora a que encerra a festa. Isto quer dizer que a receita deste ano está a funcionar muito bem”, comenta o presidente da Junta de Freguesia.
“Corroios é outra música”, repete Hugo Constantino o que se comenta entre os visitantes desta festa de entrada gratuita, à excepção do espectáculo dos Calema, no palco principal. Mas, antes disso, a 28 de Agosto no mesmo estrado, actuam os D.A.M.A, no dia seguinte, quinta-feira, é a vez dos Bizarra Locomotiva e Tara Perdida.
Assim, para 30 de Agosto está marcado o único espectáculo pago, são 7,5 euros para ouvir os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira com a sua música e emoções oriundas da cultura santomense.
O destino da verba conseguida com os concertos pagos, diz o presidente da junta de freguesia, é ser aplicado em “obra de melhoramento” do Parque Urbano da Quinta da Marialva, inclusivamente para dotar o recinto como mais condições para receber as festas. Por exemplo: este ano, o Parque Urbano da Quinta da Marialva recebeu novas casas de banho, sistemas de águas aquecidas por termossifão de painel solar para três balneários com duche e vestiário, criação de zona de fraldário e ainda um camarim de apoio ao Palco Carlos e Paredes e melhoria acústica.
Outra parte da verba é aplicada no apoio a instituições da freguesia, caso dos bombeiros do concelho.
No sábado, 31 de Agosto, o Palco Carlos Paredes recebe Dino D’ Santiago e a 1 de Setembro terminam as festas com o cantautor Sérgio Godinho, sendo a primeira parte do concerto assegurada por Madalena Ribeiro, uma jovem artista do Seixal.
Uma das novidades das Festas de Corroios 2024 está reservada precisamente para o último dia com vários saltos de paraquedistas que vão aterrar, entre as 19h00 e as 20h00, no Anfiteatro Xutos & Pontapés, transportando bandeiras do município seixalense e outras relativas às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Depois, haverá, como já é tradição, fogo-de-artifício.
Com mais de 250 expositores, sendo 44 deles ligados ao sector empresarial e outros ao sector automóvel, já foram vendidos nos primeiros três dias das Festas de Corroios 2024, “três automóveis e quatro motos”, revela o presidente da junta de freguesia. “Isto mostra como as marcas, principalmente as de maior prestígio, consideram importante promoverem-se nas Festas de Corroios”.
Hugo Constantino realça ainda a exposição de uma chaimite, que permite às crianças conhecerem como funcionaram as comunicações no dia 25 de Abril de 1974, e para o espaço “Ler Alimenta”.
“Somos uma freguesia com cerca de 55 mil habitantes, o que obriga a uma gestão, tanto política como social, permanentemente a pensar nas famílias, principalmente as mais carenciadas”, diz o autarca.
Daí que, projectos de economia circular, como o “Ler Alimenta” sejam bastante acarinhados pela comunidade. “Já este ano, mais e 2070 alunos e 80 professores, das 12 escolas do 1.º ciclo e jardins de infância participaram, por via do projecto ‘ser sustentável em rede’ e ainda com a loja comunitária de Corroios”, afirma o autarca.