Dez dias da Festa de Corroios esperam mais de um milhão de visitantes 

Dez dias da Festa de Corroios esperam mais de um milhão de visitantes 

Dez dias da Festa de Corroios esperam mais de um milhão de visitantes 

Com entrada livre, o único concerto a pagar é o dos Calema, a 30 de Agosto. No último dia, paraquedistas vão aterrar na Quinta da Marialva

As Festas de Corroios começaram a 23 de Agosto com Carlão no palco principal, o Carlos Paredes, e terminam a 1 de Setembro com a actuação de Sérgio Godinho, no mesmo espaço. Nos primeiros três dias, daquele que é considerado o maior evento organizado por uma junta de freguesia, o Parque Urbano da Quinta da Marialva encheu com vários milhares de pessoas.

- PUB -

“No dia de abertura das festas estiveram 150 mil pessoas”, contabiliza o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Hugo Constantino. “Foi a maior abertura de sempre”, afirma, e a sua previsão é que a 47.º edição das festas da localidade totalize “mais de um milhão de visitantes” em dez dias de concertos e outras actuações nos palcos Carlos Paredes e o Corroios (antigo Palco Arraial), visitas a stands de automóveis, de restauração, de produtos tradicionais, entre outros espaços.

Hoje, terça-feira, o Palco Carlos Paredes é de Sara Correia e o Palco Corroios vai estar dedicado aos Versa7il, e espera-se nova enchente de público assim como ontem com a actuação de Herman José. “Os primeiros dias das Festas de Corroios costumavam ser os mais fracos em público, mas este ano tem sido surpreendente; as pessoas ficam até às duas da manhã, hora a que encerra a festa. Isto quer dizer que a receita deste ano está a funcionar muito bem”, comenta o presidente da Junta de Freguesia.

“Corroios é outra música”, repete Hugo Constantino o que se comenta entre os visitantes desta festa de entrada gratuita, à excepção do espectáculo dos Calema, no palco principal. Mas, antes disso, a 28 de Agosto no mesmo estrado, actuam os D.A.M.A, no dia seguinte, quinta-feira, é a vez dos Bizarra Locomotiva e Tara Perdida.

- PUB -

Assim, para 30 de Agosto está marcado o único espectáculo pago, são 7,5 euros para ouvir os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira com a sua música e emoções oriundas da cultura santomense.

O destino da verba conseguida com os concertos pagos, diz o presidente da junta de freguesia, é ser aplicado em “obra de melhoramento” do Parque Urbano da Quinta da Marialva, inclusivamente para dotar o recinto como mais condições para receber as festas. Por exemplo: este ano, o Parque Urbano da Quinta da Marialva recebeu novas casas de banho, sistemas de águas aquecidas por termossifão de painel solar para três balneários com duche e vestiário, criação de zona de fraldário e ainda um camarim de apoio ao Palco Carlos e Paredes e melhoria acústica.

Outra parte da verba é aplicada no apoio a instituições da freguesia, caso dos bombeiros do concelho.

- PUB -

No sábado, 31 de Agosto, o Palco Carlos Paredes recebe Dino D’ Santiago e a 1 de Setembro terminam as festas com o cantautor Sérgio Godinho, sendo a primeira parte do concerto assegurada por Madalena Ribeiro, uma jovem artista do Seixal.

Uma das novidades das Festas de Corroios 2024 está reservada precisamente para o último dia com vários saltos de paraquedistas que vão aterrar, entre as 19h00 e as 20h00, no Anfiteatro Xutos & Pontapés, transportando bandeiras do município seixalense e outras relativas às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Depois, haverá, como já é tradição, fogo-de-artifício.

Com mais de 250 expositores, sendo 44 deles ligados ao sector empresarial e outros ao sector automóvel, já foram vendidos nos primeiros três dias das Festas de Corroios 2024, “três automóveis e quatro motos”, revela o presidente da junta de freguesia. “Isto mostra como as marcas, principalmente as de maior prestígio, consideram importante promoverem-se nas Festas de Corroios”.

Hugo Constantino realça ainda a exposição de uma chaimite, que permite às crianças conhecerem como funcionaram as comunicações no dia 25 de Abril de 1974, e para o espaço “Ler Alimenta”.

“Somos uma freguesia com cerca de 55 mil habitantes, o que obriga a uma gestão, tanto política como social, permanentemente a pensar nas famílias, principalmente as mais carenciadas”, diz o autarca.

Daí que, projectos de economia circular, como o “Ler Alimenta” sejam bastante acarinhados pela comunidade. “Já este ano, mais e 2070 alunos e 80 professores, das 12 escolas do 1.º ciclo e jardins de infância participaram, por via do projecto ‘ser sustentável em rede’ e ainda com a loja comunitária de Corroios”, afirma o autarca.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -