Delegação municipal e portuária na Noruega para conhecer indústrias da pesca e marisco

Delegação municipal e portuária na Noruega para conhecer indústrias da pesca e marisco

Delegação municipal e portuária na Noruega para conhecer indústrias da pesca e marisco

Visita decorre uma semana depois de comitiva do país nórdico ter estado em visita à vila

 

Uma delegação sesimbrense viajou, na semana passada (a 16 de Outubro), para a Noruega no âmbito de uma iniciativa organizada pela EEA Grants. Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, José Polido, vereador na autarquia, e António Caracol, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) são alguns dos nomes que compuseram a comitiva que realizou várias visitas em cerca de uma de semana de estadia no país nórdico.

- PUB -

A iniciativa, integrada no projecto Centro Cultural Costeiro Sesimbra, assenta no “intercâmbio e troca de conhecimentos” numa parceria com a UiT The Arctic University of Norway, uma semana depois de uma delegação norueguesa – da Norsk Maritimt Museum – ter estado na vila para conhecer as indústrias ligadas ao mar.

Oslo, Alesund, Tromsdal e Bergen foram cidades que fizeram parte do roteiro que começou com uma formação no navio oceanógrafo Helmer Hansen da UiT The Arctic University
of Norway. A programação continuou depois pelo Norwegian Seafood Council, uma empresa em permanente contacto com a indústria do marisco norueguês com o objectivo de divulgar mundialmente a qualidade das produções.

Houve tempo para a comitiva ir até às instalações do grupo Brodrene Karlsen As, criada em 1932 e um grande exportador de marisco e peixe. Em Portugal a empresa tem um grande peso na exportação de bacalhau.

- PUB -

Também a ida à Norges Rafisklag, uma organização que contribui em grande parte para o comércio de marisco daquele país, criada por pescadores “sediados entre a costa de Nordmore e a de Finnmark”, como explica o Museu Marítimo de Sesimbra em publicação na rede social Facebook.

Por terras sesimbrenses a delegação do museu norueguês visitou o Centro Cultural Costeiro onde os objectivos passaram pelo “aprofundamento do trabalho a desenvolver no âmbito da preservação e valorização do Património Cultural Costeiro”. Em Lisboa passaram ainda pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática – Projecto Water World, e o Museu da Marinha, acompanhados por José Augusto Salgado, director e Capitão de Mar e Guerra.

A EEA Grants é um programa criado a partir do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado em Maio de 1992 entre a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, com o objectivo de diminuir as diferenças económicas nos mercados europeus.

- PUB -

Em Portugal o programa EEA Grants 2014-2021 aloca um investimento superior a 102 milhões de euros em áreas como Crescimento Azul, Ambiente, Conciliação e Igual- dade de Género, Cultura e Cidadãos Activ@s.

A ida a terras norueguesas é apoiada pela Docapesca – Portos e Lotas, a ArtesanalPesca – Organização de Produtores, Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul (AAPCS) – Cabaz do Peixe, a Sesibal, o Porto de Setúbal, a UiT The Arctic University of Norway, e a Direcção-Geral do Património Cultural.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -