29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Cooperativa Agrícola de Pegões vai receber Medalha de Ouro do Concelho

Cooperativa Agrícola de Pegões vai receber Medalha de Ouro do Concelho

Cooperativa Agrícola de Pegões vai receber Medalha de Ouro do Concelho

Executivo camarário aprovou atribuição da mais alta distinção à produtora de vinhos. Cerimónia de homenagem vai decorrer no próximo dia 14, inserida na programação das comemorações da elevação do Montijo a cidade

A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões vai ser distinguida com a Medalha de Ouro do município numa cerimónia pública a ter lugar no próximo dia 14, data em que se comemora o 33.º aniversário da elevação do Montijo a cidade. A atribuição da mais alta distinção que a Câmara Municipal pode conceder a personalidades ou instituições – por serviços relevantes prestados ao concelho ou ao País – foi aprovada, por unanimidade, pelo executivo presidido por Nuno Canta, na reunião pública realizada na última quarta-feira nos Paços do Concelho.

- PUB -

A proposta apresentada pela maioria socialista e acompanhada pelos vereadores da oposição (CDU e PSD/CDS-PP) evidencia o importante papel da produtora de vinhos que, de acordo com o presidente da Câmara, já deveria ter sido reconhecido há mais tempo.

“A Adega de Pegões é uma das empresas que mais exporta na região. No Dia da Cidade vamos homenagear, assim, a história de todos os colonos que ali trabalharam e trabalham e corpos sociais da cooperativa. E corrigir aquilo que é quase um erro histórico [da Câmara], que foi nunca ter atribuído a Medalha de Ouro a esta cooperativa”, disse Nuno Canta, destacando ainda o facto de a homenagem acontecer no ano em que a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões assinala o 60.º aniversário.

A autarquia lembra o lugar de destaque que a cooperativa assume no tecido empresarial local e o contributo que esta tem emprestado na “projeção do nome do Montijo em Portugal e no estrangeiro”.

- PUB -

Constituída por alvará de 7 de Março de 1958, a cooperativa “tem as suas raízes na instalação do projecto de Colonização Interna que fixou centenas de casais agrícolas”, tendo procedido à plantação de 830 hectares de vinha em Santo Isidro de Pegões.

Ao longo das décadas, “foi cimentando a sua posição de referência no panorama institucional e empresarial do concelho do Montijo, sendo um notável exemplo do que de melhor se faz em Portugal na área da produção vitivinícola”. Actualmente, apresenta uma área vinícola de 1 117 hectares e soma mais de 500 distinções e prémios conquistados nos mais prestigiados concursos mundiais de vinhos.

Tarifas de recolha de sólidos vão aumentar

- PUB -

A aprovação da alteração ao Regulamento e Tabela de Tarifas do Município e ao estudo económico-financeiro que apura as tarifas do serviço de gestão dos resíduos urbanos foi outro dos temas que marcaram a reunião do executivo. A proposta socialista passou com os votos favoráveis da maioria (PS), uma abstenção do PSD/CDS-PP, registando dois votos contra da bancada da CDU.

Face ao estudo que aponta o preço de custo do serviço, a autarquia aprovou aumentar faseadamente em três anos a tarifa de recolha de resíduos sólidos. Assim, em 2019 a tarifa passará para os 4,11 euros. Em 2020, o custo aumentará para os 4,58 euros e em 2020 atingirá o valor de 5,04 euros. Será ainda implementada uma tarifação variável de 0,28 euros por m3/mês. Actualizadas serão também as tarifas do serviço de recolha de resíduos industriais.

O projecto de alteração do referido regulamento e estudo respectivo será submetido a consulta pública por um período de 30 dias.

Comemorações do Dia da Cidade com Camané

A atribuição da Medalha de Ouro do Concelho à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões é o principal destaque das comemorações, do próximo dia 14, alusivas ao 33.º aniversário da elevação do Montijo a cidade. A cerimónia decorrerá, a partir das 17h00, na Galeria Municipal. A programação fecha com um concerto do fadista Camané, pelas 21h30, na Praça da República.

De permeio, a partir das 18h00, também na Galeria Municipal, será inaugurada a exposição “Arqueologia: desenho científico e outras histórias” de Guida Casella. A mostra estará patente ao público até 22 de Setembro e dá a conhecer o trabalho da artista plástica residente no Montijo há 10 anos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -