Duas festas, um arraial, um churrasco, jantares e uma arruada são as iniciativas que marcam a agenda de hoje dos candidatos
Amanhã reflete-se e domingo vota-se. Mas hoje “queimam-se os últimos cartuchos”, com ações de encerramento da campanha eleitoral para as autárquicas. No Montijo há sete candidaturas à Câmara Municipal – menos uma do que em 2021 –, que já têm definida a forma como vão ocupar as derradeiras horas de apelo ao voto, que habitualmente não dispensam “caravanas automóveis”, com bandeiras desfraldadas pelas janelas das viaturas e um coro de buzinas para se fazerem anunciar.
O PS, que candidata Ricardo Bernardes, tem programada uma festa de encerramento de campanha, a partir das 19 horas junto à sede do partido, na Praça da República, que vai contar com um momento musical a cargo de Carla Teixeira.
A coligação “Montijo merece mais” entre PSD e IL, encabeçada por Pedro Vieira, tem prevista a realização de um jantar de final de campanha no restaurante Maré Cheia.
A CDU, que tem Luís Miguel Franco como cabeça de lista, começa mais cedo. A partir das 17h30 leva a efeito um arraial no jardim da Casa Mora. A iniciativa, prevista prolongar-se até à meia-noite, engloba “comes e bebes”, com churrasco e massada de peixe, um espaço para crianças (com insuflável e pinturas faciais até às 21 horas) e a atuação da banda Musgo Fusco.
O movimento independente “Montijo com visão e coração”, liderado por Fernando Caria, aposta numa festa de encerramento de campanha na zona ribeirinha da cidade, a partir das 19 horas. A iniciativa, que contempla jantar volante, vai contar com um espetáculo musical a cargo do grupo Compis del Cante.
Já o Chega, que tem como cabeça de lista Nuno Valente, tem previsto iniciar um churrasco, pelas 19h30, com animação musical, também na zona ribeirinha da cidade, junto ao Botâniku.
O Livre, que candidata Alexandra Nascimento à presidência da Câmara, vai encerrar a campanha com um jantar, em local a definir em função do número de inscrições registadas.
Por último, o ADN, cuja candidatura é encabeçada por Manuel Fona Vieira, vai realizar uma arruada pelo centro da cidade, mas bem mais cedo: durante a tarde.
Nas últimas eleições autárquicas, o PS foi a força política mais votada para a Câmara Municipal, com 5 897 votos, que lhe valeram três eleitos do total de sete que compõem o executivo. Seguiram-se a coligação PSD/CDS/Aliança com 5 547 votos (dois eleitos) e a CDU com 3 879 votos (dois eleitos). O Chega foi a quarta força mais votada (1 320 votos), seguida de IL (871), BE (827), PAN (634) e PPM (201), todos sem mandatos.