Clássica da Arrábida pedala-se este domingo e atravessa três concelhos

Clássica da Arrábida pedala-se este domingo e atravessa três concelhos

Clássica da Arrábida pedala-se este domingo e atravessa três concelhos

Equipas concentram-se em Palmela, fazem percurso até Setúbal para chegarem à meta no Castelo de Sesimbra

 

É já no próximo domingo que os ciclistas em competição pela Clássica da Arrábida passam pelas ruas do distrito. A prova começa com a concentração das equipas às 10h00 no Largo São João, em Palmela, e vai percorrer um total de 182 quilómetros até chegar por volta das 16h18 à meta no Castelo de Sesimbra.

- PUB -

A partida simbólica acontece pelas 12h00 no mesmo lugar da concentração, e durante as restantes quatro horas os atletas percorrem outras localidades. Ao 12h48 passam o 1.º Prémio de Montanha, no Alto da Arrábida, e às 14h42 pelo 2.º Prémio de Montanha, no Alto de São Paulo, em Setúbal. Os ciclistas fazem uma nova passagem por Palmela às 14h52 e pedalam depois em direcção ao concelho de Sesimbra, onde passam pela Quinta do Conde às 15h10.

As duas últimas etapas da prova acontecem às 15h41, num sector de terra batida junto à entrada do Cabo Espichel, em Sesimbra, e logo a seguir o 3.º Prémio de Montanha, em Assenta, pelas 16h02, seguindo depois para a meta.

O evento, que este ano está na sua sexta edição, integra o calendário da União Ciclista Internacional. Em Portugal, a prova “já começou a ganhar consistência e é hoje uma das clássicas mais importantes do calendário nacional”, como explicou Delmiro Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), na apresentação da Clássica da Arrábida que aconteceu no passado dia 8 de Março.

- PUB -

“É uma corrida já com uma marca forte internacionalmente. Promove a Arrábida como local de excelência para o turismo desportivo e para a prática do desporto ao ar livre. Apresenta aos jovens a bicicleta como elemento para a prática do desporto, mas também de mobilidade. Hoje temos nas grandes cidades muitas crianças que não sabem andar de bicicleta. Para muitos é uma primeira experiência”, declarou ainda o presidente da FPC.

Autarcas destacam dimensão turística

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, considerou que o evento desportivo tem “três dimensões importantes”, destacando a vertente desportiva, que acaba por ser incentivada com o acolhimento deste tipo de provas, o nível turístico, tendo em conta que os atletas e adeptos desta prova procuram infra-estruturas hoteleiras e estabelecimentos de restauração, e também a promoção do território, que acontece com a vinda de equipas nacionais e internacionais para a região de Setúbal.

- PUB -

Já Pedro Pina, vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, referiu que os visitantes que queiram assistir a todas as etapas da prova, podem “tomar o pequeno-almoço em Palmela, almoçar em Sesimbra, para ver a chegada, e também tomar um café na Avenida Luísa Todi”. O vereador reitera as palavras de Francisco Jesus ao dizer que a prova e as equipas que nela participam “vão levar a Serra da Arrábida por esse mundo fora”.

A Clássica da Arrábida é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e a Lima & Limão Cycling Services, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, a Câmara Municipal de Sesimbra e a Câmara Municipal de Setúbal.

Trânsito | Prova desportiva obriga ao corte de algumas estradas

A passagem da prova desportiva pelo concelho de Setúbal vai motivar ao corte do trânsito de algumas ruas sadinas. São exemplo disso as interdições que se vão fazer sentir, a partir das 13h00 de domingo, na “EN-379, Avenida Amália Rodrigues, Avenida Luísa Todi, no sentido poente-nascente do lado sul, Rua Teotónio Banha e troço da Avenida Jaime Rebelo entre a Rua Teotónio Banha e a Avenida Baía de Setúbal”, explica a autarquia em comunicado.

A passagem de viaturas vai também estar condicionada por volta das 15h00, altura em que os ciclistas voltam a passar por terras sadinas. Com isto, a Câmara Municipal informa que a circulação rodoviária vai estar temporariamente interdita no “troço da Avenida Baía de Setúbal compreendido entre o quilómetro 39,9 desta via e a EN-10, EN 10-8, EN-10, na zona das Pontes e nas estradas de Palmela e das Machadas”.

 

Conheça aqui as equipas que vão competir na prova

A Clássica da Arrábida vai contar com 140 participantes em competição. No total, serão 18 as equipas – 12 portuguesas e seis internacionais – que estarão na corrida pelos três primeiros lugares. As equipas portuguesas em competição são:

  • ABTF Betão-Feirense
  • Atum General-Tavira-APMaria Nova Hotel
  • Aviludo-Louleano-Loulé Concelho
  • Efapel Cycling
  • Electro Hiper Europa-Caldas
  • Glassdrive-Q8­-Anicolor
  • Kelly-Simoldes-UDO
  • LA Alumínios-Credibom-Marcos Car
  • Rádio Popular-Paredes-Boavista
  • Tavfer­-Mortágua-Ovos Matinados
  • W52-FCPorto
  • Alenquer-G.D.M.-Sobralcar
  • Almodôvar-DeltaCafés-CréditoAgrícola
  • JVperfis WINDMOB
  • Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-Reol

Do estrangeiro, pedalam as seguintes equipas:

  • Caja Rural-Seguros RGA (Espanha)
  • Burgos – BH (Espanha)
  • BAI Sicassal Petro de Luanda (Angola)
  • Java Kiwi Atlantico (Espanha)
  • ProTouch (África do Sul)
Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -