26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Centro operacional da Protecção Civil do Barreiro já funciona em novas instalações e com mais eficácia

Centro operacional da Protecção Civil do Barreiro já funciona em novas instalações e com mais eficácia

Centro operacional da Protecção Civil do Barreiro já funciona em novas instalações e com mais eficácia

|||

Plataforma informática permite revelar local e estado das ocorrências em tempo real

 

As instalações do Centro Operacional de Protecção Civil do Barreiro foram inauguradas na última sexta-feira, na presença da secretária de Estado da Administração interna, Patrícia Gaspar e do presidente da autarquia, Frederico Rosa, numa cerimónia que decorreu nas novas instalações dos serviços municipais, situadas na freguesia de Santo André.

- PUB -

A partir de agora, o concelho passa a dispor de uma gestão integrada entre a Câmara, o Serviço Municipal de Protecção Civil e as duas corporações de bombeiros, que permitirá centralizar, gerir e tratar “ao minuto” toda a informação, para que sejam accionados os meios de socorro necessários.

A gestão será assegurada através de uma nova plataforma informática, adquirida recentemente pelo município, que possibilita detectar o respectivo estado e georreferenciação das ocorrências no território.

De acordo com a autarquia, o que “antes se encontrava de forma particular e individual em cada quartel”, na prática, está agora em “interligação directa” entre as referidas entidades, sendo possível saber onde se encontram os meios e recursos de ambas as corporações, para responder “cada vez mais rápido às ocorrências, permitindo alocar os meios correctos para cada uma”.

- PUB -

Durante a visita, Patrícia Gaspar elogiou o equipamento: “Um centro bem pensado e trabalhado que representa um investimento seguro e cujo retorno não tem preço”, sublinhou, afirmando que “qualquer euro que se invista na Protecção Civil é um retorno garantido”.

A governante lembrou que a agregação de todas as forças vivas de Protecção Civil do concelho, permitirá dar uma resposta “mais eficaz e coordenada a qualquer situação”, sendo este “um salto qualitativo naquela que será a capacidade de resposta do Barreiro a eventuais situações de emergência, acidente grave ou catástrofe”.

Na sua perspectiva, a resposta da Protecção Civil não se esgota nos serviços municipais: “É um desafio de toda a autarquia, onde todos os departamentos vão ter de dar um passo em frente e ajudar naquilo que é a resposta necessária”, disse.

- PUB -

Acompanhar ocorrências no território em tempo real

Para o presidente Frederico Rosa, a inauguração do centro operacional é “um passo de gigante” para a Protecção Civil. “Este trabalho surge na sequência do que temos vindo a fazer desde a pandemia […], quer no aumento de novos elementos, quer numa resposta centrada nos nossos corpos de bombeiros”, assinalou.

O edil considera que a inovação “passa agora por este avanço tecnológico gigante onde se pode acompanhar as ocorrências em tempo real de tudo o que acontece”, para que seja possível alocar meios e concentrar esforços de várias entidades, desde “a sala de operações à sala de gestão de crises”, esclareceu.

A racionalização de meios, explicou, possibilitará que o Barreiro “consiga chegar mais rápido” e de forma “mais eficiente”, o que, no seu entender, se traduz “numa maior protecção” da população e onde o presente executivo pretende continuar a investir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -