Casal que disparou contra rivais dentro do centro comercial com penas de prisão efectiva entre cinco e seis anos
O Tribunal de Almada condenou a penas de prisão efectiva entre cinco e seis anos um casal que disparou contra rivais dentro do Fórum Almada em Setembro do ano passado, atingindo uma criança de cinco anos na perna. O homem de 33 anos foi condenado a seis anos e dez meses de prisão e a mulher, de 31, a cinco anos e seis meses de prisão pela prática, em co autoria, de um crime de homicídio, na forma tentada, agravado pela utilização de arma. Ambos foram ainda condenados pela prática de um crime de detenção de arma proibida e de um crime de ofensa à integridade física, no caso do arguido, qualificada.
O crime ocorreu na noite de dez de Setembro de 2022 dentro do Fórum Almada e num local onde centenas de pessoas passavam e faziam as suas compras. Os arguidos, por motivos relacionados com conflitos anteriores, trocaram provocações com outro casal com quem se cruzaram e decidiram matá-los.
De acordo com a investigação da Polícia Judiciária de Setúbal, que resultou agora na condenação do casal, o homem retirou uma arma de fogo de uma bolsa que a arguida transportava e efectuou pelo menos dois disparos em direcção ao casal. Um desses disparos acabou por ferir uma menor de cinco anos, que foi atingida na perna.
Os tiros provocaram o pânico no Fórum Almada e logo centenas de pessoas correram para fora do espaço. A PSP acorreu ao local e reteve o homem, entregando-o à Polícia Judiciária. Este ficou em prisão preventiva. A mulher viria a ser detida mais tarde pela PJ pela sua participação no crime e acabou por ser libertada com a obrigação de se apresentar diariamente no posto da PSP da sua residência.