Com apenas 10 anos, filha de Gilberto Filipe marca presença no Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho
A alcochetana Carminho Filipe vai ao Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho, de atletas do escalão sub-16 e sub-20, tornando-se assim na cavaleira mais jovem de sempre a representar Portugal.
Com apenas 10 anos, a jovem atleta, que é um prodígio na destreza que demonstra no maneio dos cavalos, confirma o ditado popular: “Filho de peixe sabe nadar”. A filha do bicampeão do mundo, Gilberto Filipe, natural de Alcochete, irá estar de 4 a 8 de Julho em Ponte de Lima, onde no ano passado alcançou uma posição muito destacada nas provas em que participou.
A jovem confessa estar muito orgulhosa e garante que apenas quer “fazer o que mais gosta, que é montar”. “Sinto-me mesmo muito bem, feliz e principalmente orgulhosa. É algo único e mesmo muito emocionante, que também é o reflexo do meu trabalho”.
Em declarações a O SETUBALENSE, a jovem afirmou que, apesar de querer fazer o melhor, acima de tudo quer divertir-se. “Quero fazer o meu melhor”, enalteceu. As comparações com o pai, Gilberto Filipe, são inevitáveis, mas apesar da tenra idade, Carminho não descarta essa possibilidade, considerando que tem a pessoa ideal para lhe ensinar. “Gostava de um dia poder fazer melhor que o meu pai, mas não sei se será possível. Certo é, que tenho o professor [Gilberto Filipe] ideal para conseguir alcançar o meu melhor”, rematou.
“Sou um verdadeiro pai babado”
Gilberto Filipe, pai da jovem Carminho e bicampeão do Mundo em Equitação de Trabalho, garantiu que receber a notícia de que a filha vai estar no Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho foi ainda melhor do que conquistar um troféu. “É uma felicidade ainda maior do que se fosse eu a vencer”, afirmou.
Em declarações a O SETUBALENSE, o bicampeão do Mundo garantiu que nesta altura da curta carreira da sua filha, o mais importante está longe de ser o resultado. “O mais importante não é o resultado, mas sim que ela disfrute e seja feliz nesta prova”, referiu.
O cavaleiro explicou que, apesar de ter consciência da evolução da filha, ficou orgulhoso da convocatória para este campeonato. “Acreditava que era possível, eu vejo a forma como ela treina, a qualidade que tem, mas quando se tornou realidade foi um orgulho imenso”, enalteceu.
Gilberto Filipe desfez-se em elogios à filha, enaltecendo o grande trabalho que ela tem vindo a realizar. “É lindo ver uma rapariga de dez anos competir a este nível, demostra muito aquilo que é o carácter dela e o grande trabalho que ela fez para conseguir estar onde está de forma tão precoce”, enalteceu.
Apesar de ser o professor de Carminho, Gilberto Filipe garante que quem ajudou mais no seu desenvolvimento foram os cavalos que a jovem montou. “O melhor professor é o cavalo e ela teve a possibilidade de montar vários cavalos do mais alto nível. O facto de ela poder montar cavalos que têm um carácter muito diferenciado ajudou bastante na evolução dela”, rematou.