Município garante verba. Apoio de mais de 42 mil euros, para aquisição de equipamento, foi ontem aprovado por unanimidade pelo executivo
O Complexo Desportivo Avelino Costa Rodrigues, da União Desportiva e Cultural Banheirense, vai passar a ter outra capacidade e melhores condições para acolher público. A Câmara Municipal da Moita aprovou ontem, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro no valor de 42 mil e 619 euros, que visa a aquisição de bancadas amovíveis para o recinto de jogos do clube.
O valor a atribuir ao clube da Baixa da Banheira foi inscrito na proposta da gestão socialista, referente à celebração de “contratos programa para associações culturais, desportivas e de cidadania”, que incluiu ainda apoios – embora de muito menor montante – a mais cinco instituições: Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense – Amigos do Mar; Associação Escola de Atletismo Moita Tejo; Associação de Geminação da Baixa da Banheira; Associação Manhãs de Ambição; e União Futebol Clube Moitense. No total, o valor dos apoios ascende a 49 mil e 853 euros.
Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, destacou a atribuição do apoio para a cmpra das bancadas amovíveis não só pelo valor “significativo” do apoio como também pela “simbologia” que carrega para a União Desportiva Banheirense.
Além disso, sustentou, o investimento naquele equipamento vai aumentar as condições no espaço desportivo. “As bancadas amovíveis darão ao clube outra capacidade, um novo fulgor. Os associados do clube e quem lá queira ir ver os jogos terão outras condições”, disse o líder do executivo municipal.
O investimento apresenta, porém, ainda outra vantagem, conforme lembrou Carlos Albino. É que as bancadas vão poder ser utilizadas noutras iniciativas do clube, noutros palcos, já que face às suas características (amovíveis) podem ser deslocalizadas do campo. E o presidente da autarquia até deu um exemplo prático dessa vantagem. “Este ano a Câmara Municipal alugou bancadas para a realização das Marchas [Populares] na Baixa da Banheira, se este equipamento [as bancadas amovíveis] existissem possivelmente não teria sido necessário alugar.”
Já o apoio a atribuir à Associação de Geminação da Baixa da Banheira, no valor de 500 euros, acabou por ser votado e aprovado isoladamente, uma vez que a proposta inicial de apoios foi desdobrada em duas. Isto para permitir que a vereadora Vivina Nunes, da CDU, apenas não deliberasse sobre o apoio à associação de geminação, em virtude de a autarca pertencer aos órgãos sociais desta entidade.
Antes, o executivo aprovou também, por unanimidade, um apoio global de 8 mil e 300 euros a atribuir à associação “Os Rebeldes”, à Fundação Santa Rafaela e à Raríssimas.