Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa é única no mundo e abriu em Setúbal

Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa é única no mundo e abriu em Setúbal

Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa é única no mundo e abriu em Setúbal

Fotografia de Inês Kellen

A nova associação começa com 400 empresários, de origem portuguesa, francesa e canadense. Muitos mais são esperados num momento em que península de Setúbal está a abraçar projectos estruturantes, como o novo aeroporto

 

O Grupo Français – Setúbal apresentou oficialmente a nova delegação da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), que vai iniciar funções na península de Setúbal. Um momento histórico, que contou com a presença de Valérie Pecresse, presidente da Região Île-de France, Paris, madrinha desta nova associação “única no país, a funcionar para além de Lisboa ou Porto”, refere Leonel Guerreiro fundador do grupo que hoje reúne 400 empresários francófonos radicados na região.

- PUB -

No parecer do empresário este projecto sai do papel no momento perfeito, com a chegada de novos e grandes investimentos, como o futuro Aeroporto do Montijo. “Agarramos a península num momento de explosão de desenvolvimento e não poderíamos encontrar melhor representante para este projecto do que Cécile Gioanni. Uma mulher de garra a unir as duas comunidades, que tem sido uma embaixatriz da comunidade francófona em Setúbal”.

A empresária do ramo imobiliário assume a presidência da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa com foco nas possíveis ligações à diáspora de imigrantes francófonos e portugueses no mundo, “estreitando laços com câmaras, embaixadas e empresas”, revela.

A representação mundial é de facto o que distingue esta associação de outras semelhantes, “que acabam por actuar de forma mais local ou nacional”, conclui Cécile.

- PUB -

O papel de Setúbal nas ligações bilaterais entre França e Portugal

Leonel Guerreiro aponta que a nova associação é franco-portuguesa, feita de partilhas entre dois países, essencialmente, “embora, claro, vá envolver outras regiões do mundo, como o Canadá, sendo o objectivo criar pontes internacionais”. Mas, em destaque, estará sempre “a defesa dos interesses portugueses”.

Por isso, o trabalho a realizar está a ser articulado com a Câmara Luso-Francesa, que defende os interesses franceses em Lisboa. “E, claro, com os setubalenses, para criar um movimento forte e atrair mais investimento e indústria à região”.

- PUB -

O empreendedor com raízes portuguesas e francesas considera que os investimentos que chegam a Setúbal precisam de encontrar todas as estruturas necessárias para crescer, “seja resposta imobiliária, de ligação ao sector de actividade ou apoio jurídico”.
E não esquece o que considera ser outro foco essencial para a criação de emprego na região. “Pensar nas pequenas empresas, que englobam apenas duas a três pessoas e têm um papel fundamental na economia local”.

Ramo imobiliário foi aposta forte na península

Uma das áreas em que se destaca a actuação do grupo de empresários Français-Setúbal nos últimos dois anos, e à qual a CCIFP também vai agora dedicar-se, é a recuperação do edificado da cidade, com a aposta no investimento imobiliário. “De facto antes víamos muitas ruínas em Setúbal, mas agora já vemos cor em muitos sítios e isto é um reflexo desses investimentos, que estão a dar uma nova dinâmica a Setúbal”.

Um percurso inesperado

“Tem sido uma aventura muito bonita e inesperada até. Ninguém esperava que grupo chegasse tão longe. Na verdade comecei esta ajuda á comunidade francófona de forma muito simples”, recorda Leonel Guerreiro sobre os primeiros passos do Grupo Français-Setúbal, que liga os municípios de Setúbal e Plamela.

“Tudo começou quando eu estava na Loja do Cidadão, em Setúbal, e comecei a ajudar alguns franceses. Depois, um dia, a comunidade francesa, que começava a crescer em Setúbal, pediu-me para organizar o 14 de Julho [feriado nacional francês em que se celebra a histórica queda da Bastilha] e foi incrível porque chegou muita gente. A seguir desafiaram-me para organizar o encontro de empresários franceses e portugueses, na Casa da Baía, em Outubro de 2018, e que viria a dar origem ao Grupo Français-Setúbal. Vieram mais de 200 pessoas e desde então não parámos mais”, afirma Leonel Guerreiro, sobre uma aventura que não está a deixar a região indiferente.

A partir deste ponto foi criado o Wine & Business Club em Setúbal. Um grupo de empresários que se reúne para criar uma rede de contactos empresariais.
Leonel avançou também com a LISBONNE-EVENT, uma empresa que organiza seminários em Lisboa e na região.

E o gabinete de Coaching Business e Bem-estar CBB em Setúbal veio ainda ajudar os empreendedores a atingir os seus objectivos, apoiados também por um programa de coaching linguístico, para aprender uma nova língua três vezes mais rápido.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -