Iniciativa pretende prevenir e combater violência entre jovens
No último sábado, data em que se comemorou o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, a Câmara da Moita decidiu associar-se à GNR no lançamento da campanha nacional de sensibilização #NãoSouUmAlvo, que tem por objectivo “contribuir para a prevenção e para o combate à violência em ambiente escolar”.
Alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, para a existência de violência exercida nas escolas, muitas vezes caracterizada como bullying, é outra das metas desta iniciativa, que pretende combater “atos de violência física, psicológica e/ou emocional, intencionais e repetidos, com a finalidade de infligir dor e angústia”.
Neste âmbito, a GNR aconselha a que todos os pais que “estejam atentos” a sinais como alterações de humor dos seus filhos, abatimento físico ou psicológico, impaciência, ansiedade, assim como a piores resultados e desinteresse na escola. A este tipo de comportamentos, aquela força de segurança acrescenta as queixas físicas permanentes, tais como dor de cabeça ou de estômago, perturbações no sono ou nódoas negras.
Também a “irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento” podem traduzir, segundo esta campanha, sintomas de uma vítima de bu