Alberto Ferro foi autarca, presidente dos Bombeiros de Pinhal Novo e do Clube Desportivo Pinhalnovense e integrou a comissão organizadora das primeiras festas da freguesia
A Câmara Municipal de Palmela aprovou, esta quarta-feira por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento, aos 83 anos, de Alberto de Sousa Ferra, primeiro presidente da Assembleia Municipal de Palmela, antigo vereador e dirigente desportivo de Pinhal Novo.
“Nascido a 10 de Setembro de 1939, dedicou-se, de forma apaixonada, à vida da sua terra e pugnou pela sua afirmação e desenvolvimento, quer no seu papel enquanto autarca quer no quadro da dinâmica associativa da freguesia de Pinhal Novo, onde deixou uma marca incontornável”, diz a autarquia, que destaca o percurso de Alberto de Sousa Ferro.
“No alvorecer da democracia, foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Palmela, entre 1977 e 1979. No mandato 1983–1985, foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia de Pinhal Novo e, mais tarde, entre 1998 e 2001, foi vereador desta Câmara Municipal.”
Além da participação na vida política, Alberto de Sousa Ferro assumiu “ao longo de duas décadas diversos cargos nos vários órgãos sociais dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, incluindo a presidência da direcção”, empenhando-se “fortemente” em defesa da causa dos bombeiros.
O trajecto activo deixou também marcas indeléveis no plano do movimento associativo e desportivo. “Foi sócio fundador e sócio n.º 1 da Associação Académica Pinhalnovense, foi, também, presidente da direcção do Clube Desportivo Pinhalnovense em 1973-1974 e em 1980, e assumiu o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral entre 2014 e 2018. Foi associado da generalidade das colectividades e associações da freguesia de Pinhal Novo, sempre com participação muito activa na vida das mesmas”, recorda a edilidade.
Alberto de Sousa Ferro fez ainda parte, em 1997, “da Comissão Organizadora da primeira edição das Festas Populares de Pinhal Novo e esteve, também, na Comissão Organizadora das Festas do Centenário, em 1974”.
“Afável, discreto, trabalhador, Alberto Ferro foi um homem de sonhos e de causas, e a sua partida deixa Pinhal Novo e o concelho de Palmela mais pobres”, conclui a autarquia.
Alberto Ferro faleceu a 20 de Março último. Aos familiares e amigos, O SETUBALENSE apresenta sentidas condolências.