Avante!: Primeiro dia arranca com concerto de homenagem a José Saramago

Avante!: Primeiro dia arranca com concerto de homenagem a José Saramago

Avante!: Primeiro dia arranca com concerto de homenagem a José Saramago

O espectáculo de música sinfónica foi um chamariz até ao palco principal da festa comunista que começou esta sexta-feira e se prolonga até domingo

 

As bandeiras vermelhas e boinas em homenagem a Che Guevara espalhadas pela Quinta da Atalaia, no Seixal, não deixam dúvidas: começou o primeiro dia da 46ª edição da Festa do Avante!, a maior rentrée política realizada em Portugal, pelo Partido Comunista Português.

- PUB -

Com a abertura das portas do recinto marcada para as 18h, horas mais tarde, o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, fez questão de visitar as exposições do certame político-cultural.

Nas exposições, o destaque foi para “Crianças e Pais com Direitos, por um Portugal com Futuro”, uma das mais recentes preocupações demonstradas pelo partido: as necessidades das crianças e dos pais.

A brisa fresca fez-se sentir ao início da noite, mas não foi suficiente para afastar militantes e simpatizantes que, de todas as idades, compuseram o recinto na primeira festa sem restrições sanitárias, após a pandemia.

- PUB -

O arranque do primeiro dia contou com ‘Música na palavra de Saramago’, o concerto sinfónico da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, que comemorou os 100 anos do aniversário do escritor e antigo militante do partido, José Saramago.

A homenagem teve início às 22h, no Palco 25 de Abril, e foi um chamariz para todos os visitantes que puderam ouvir música de autores citados em vários livros da obra do escritor e música original inspirada na obra do Prémio Nobel da Literatura.

Entre as composições foram citadas passagens de Saramago nos Cadernos de Lanzarote, nos quais o autor revelou a relação que se habituou a estabelecer entre a literatura e a música.

- PUB -

Como solistas participaram no concerto a soprano Alexandra Bernardo, o barítono Armando Possante, a cravista Mafalda Nejneddine e o violinista Marco Pereira que fizeram uma passagem por obras como ‘Ensaio sobre a Cegueira’, ‘As Intermitências da Morte’ e ‘Ensaio sobre a Lucidez’.

A festa permanece na Atalaia até dia 4, domingo, e, além dos habituais momentos culturais que compõem o cartaz, esperam-se espectáculos dos artistas Carmen Souza, Carminho, Dino D’Santiago e a estreia de ‘Rave Avante!’, espectáculo de exibição de música electrónica.

O discurso de Jerónimo de Sousa está agendado para o encerramento das festividades, no domingo, um momento de reflexão e críticas à actuação do Governo nos últimos meses.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -