Arrancou a construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira

Arrancou a construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira

Arrancou a construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira e respectivos arranjos exteriores arrancou esta segunda-feira, 6, com a assinatura do auto de consignação da obra entre a Câmara Municipal da Moita e a empresa Betonit – Engenharia e Construções S.A., anunciou a autarquia.

Os trabalhos no terreno estão previstos iniciarem-se com a montagem do estaleiro para a execução da obra “durante a próxima semana”, revelou o município.

- PUB -

O novo centro de saúde, a edificar na zona sul da Baixa da Banheira, junto à Rotunda 25 de Abril, vai custar 2 milhões e 444 mil euros e é para estar concluído dentro de 18 meses. O equipamento visa servir “uma população de cerca de 30 mil e 400 utentes”.

A adjudicação da empreitada à referida construtora, recorde-se, foi aprovada por unanimidade na reunião pública do executivo camarário, no passado dia 28 de Agosto.

O município da Moita cedeu gratuitamente, em regime de direito de superfície, o lote de terreno onde será construído o novo centro de saúde”, lembra a autarquia. “Embora a responsabilidade da construção deste equipamento seja exclusivamente do Ministério da Saúde, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a elaboração dos projectos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, os encargos com os arruamentos, arranjos exteriores, estacionamentos, infra-estruturas e respectivas ligações de água, esgotos, electricidade e telefone, no montante de 335 mil euros (além do valor do terreno)”, adianta o município.

- PUB -

A construção da futura Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira “será financiada ao abrigo do contrato-programa” celebrado entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, “tendo sido objecto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa – FEDER”.

A concluir, a autarquia presidida Rui Garcia sublinha ainda que o equipamento era “uma reivindicação antiga” da população e dos eleitos locais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -