André Martins alerta para os “cantos de sereia: Setúbal não pode voltar para trás”

André Martins alerta para os “cantos de sereia: Setúbal não pode voltar para trás”

André Martins alerta para os “cantos de sereia: Setúbal não pode voltar para trás”

Apresentação dos candidatos da CDU às autárquicas contou com presença de Paulo Raimundo para quem “Setúbal precisa de gente séria e competente” e não de “vaidades e objectivos pessoais”

A CDU apresentou este sábado os candidatos autárquicos ao concelho de Setúbal, num encontrou que encheu completamente o salão da Capricho Setubalense e onde vários intervenientes destacaram a seriedade e o compromisso público desta força política.

- PUB -

Sem nomearem outras candidaturas, tanto Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, como André Martins, presidente da Câmara Municipal e candidato a novo mandato, sublinharam que o projecto da CDU assenta no trabalho, competência e honestidade e é protagonizado por “pessoas de verdade”, “pessoas sérias” e com “provas dadas” na gestão pública a favor da população.

“Esta marca [de trabalho, honestidade e competência] ninguém nos deu, não chegou pelo correio”, atirou Paulo Raimundo para defender que “Setúbal precisa de uma CDU mais forte e de gente séria e competente”. Antes, o secretário-geral do PCP já tinha assegurado que “Setúbal não precisa de mudar, precisa é de continuar e com mais força”. Isto pouco depois de sublinhar que o projecto da CDU está ao serviço apenas das populações. “Aqui não há vaidades pessoais nem objectivos pessoais”, disparou, numa afirmação que pode ser lida como uma indirecta à candidatura da agora independente Maria das Dores Meira, que se desvinculou do PCP depois de ter presidido à Câmara de Setúbal e de ter sido candidata e vereadora em Almada pela CDU.

Em sentido idêntico, André Martins deixou também um aviso: “Setúbal não pode mudar este rumo e muito menos voltar para trás em nome de contos de sereia”. Porque, acrescenta o candidato, a CDU tem “uma visão de um futuro harmonioso e sustentável para Setúbal e que contrasta, de forma bem clara, com propostas avulsas e sem rumo definido”.

- PUB -

“Um programa em curso que pode ser comprovado no terreno”

Depois de elencar as obras feitas, com destaque para a conclusão da instalação do Museu de Setúbal no Convento de Jesus, dizendo que resulta numa “extraordinária mais-valia para o nosso concelho e para o mundo”, o candidato concluiu que “ao longo dos últimos vinte anos, a CDU tem conduzido o município de Setúbal no caminho do desenvolvimento”.

Destacou que o investimento feito no actual mandato é o “maior de sempre” nos mandatos autárquicos em Setúbal para sustentar que “com estas opções de investimento público em curso, está agora recentrada a estratégia de desenvolvimento que atrai mais e melhor investimento privado”.

- PUB -

André Martins repetiu a ideia de que a CDU está a cumprir o que prometeu e deu o exemplo da habitação.

“Prometemos, e estamos a cumprir, o maior investimento de sempre na área da habitação e, neste caso, estamos a falar de um investimento de mais de 100 milhões de euros para a requalificação de habitação municipal. Foi também contratada a construção para venda a custos controlados de 170 novos fogos num loteamento municipal na Azeda e estamos a procurar soluções financeiras para a construção de quinhentos novos fogos municipais para arrendamento às famílias mais carenciadas do concelho.”, disse.

O cabeça-de-lista da CDU apresentou como “grandes prioridades”, a requalificação da zona ribeirinha e a construção de um centro náutico, a mobilidade, com vista a melhores transportes rodoviários, ferroviários e também náuticos, manter um “significativo investimento na educação, no desporto, na cultura e na habitação”, tudo para “garantir que Setúbal seja um município de referência a nível nacional”.

Estacionamento pago pode ir parar aos tribunais

Sobre o estacionamento tarifado na cidade, que está concessionado à DataRede, o candidato da CDU disse tratar-se de um “contrato pesado, do ponto de vista financeiro” e admitiu que “perante o agravar da situação, o recurso aos tribunais poderá tornar-se a única solução para recentrar o contrato”.

André Martins sublinhou que o executivo municipal tem “procurado manter uma posição de diálogo com a empresa” e recordou que esta “não cumpre o contrato e que, por isso, já foi objecto de várias sanções aprovadas na câmara municipal”.

“Os setubalenses, e em particular os residentes nos bairros, não podem continuar a ser as principais vítimas de um contrato de estacionamento tarifado que não teve em conta a realidade urbana da nossa cidade”, afirmou o candidato, acrescentando que a situação se “agravou” com os incumprimentos por parte da DataRede.

O candidato da CDU acena com o recurso aos tribunais ao mesmo tempo que rejeita o que diz serem as facilidades apresentadas por outras candidaturas.

“Não adoptamos o facilitismo da fuga para a frente, como têm feito os que já nos habituaram a dizer mal de tudo e de todos, mas também não podemos deixar de responsabilizar quem tem a responsabilidade deste contrato”, atirou sem referir o nome de Dores Meira.

A apresentação contou com a presença em palco de todos cabeças-de-lista da CDU às autarquias de Setúbal – nomeadamente João Pires (Assembleia Municipal), Luis de Matos (Freguesia de São sebastião), Fátima Silveirinha (União de Freguesias de Setúbal), Mónica Martins (União de Freguesias de Azeitão), Luís Custódio (Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra) e Marlene Caetano (Freguesia do Sado) – e dos candidatos a vereadores Nuno Costa, Carla Guerreiro, Pedro Pina, Rita Carvalho e Ricardo Oliveira.

Também falaram a mandatária da candidatura, Helena Fragoso de Mattos, João Pires e a líder do Partido Ecologista ‘Os Verdes’ (PEV), Heloísa Apolónia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -