25 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Álvaro Amaro critica tutela por apenas fazer testes à Covid em lares legais

Álvaro Amaro critica tutela por apenas fazer testes à Covid em lares legais

Álvaro Amaro critica tutela por apenas fazer testes à Covid em lares legais

FOTOGRAFIA: DR

Medida abrange apenas lares legais com mais de meia centena de utentes. O autarca quer operação mais alargada

 

A Segurança Social vai promover, já a partir desta semana e até Março de 2021, testagens semanais de despiste à Covid-19 nos lares que estão legalizados e que acolhem 50 ou mais utentes. O município de Palmela considera que a medida deve ser mais abrangente.

- PUB -

Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, defende que a operação de prevenção e controlo à propagação do vírus, nos equipamentos onde residem os grupos de maior risco, deve “ir mais além”. E ao mesmo tempo sublinha aquela que tem sido a posição do município desde o início da pandemia.

“Palmela tem defendido desde a primeira hora uma testagem contínua, frequente, a quem trabalha nos lares. Começámos por receber a notícia com agrado, mas discordámos quando soubemos que os testes eram apenas para lares ou estruturas residenciais licenciadas e com mais de 50 utentes”, disse a O SETUBALENSE.

“Discordámos, na Comissão Distrital de Protecção Civil, porque ficam de fora outras estruturas residenciais com um número considerável de utentes. Há lares de média dimensão que também necessitam deste diagnóstico mais frequente”, explicou.

- PUB -

Além disso, “os lares não licenciados requerem grande atenção”, frisou. “Mesmo que fosse com outra periodicidade, que não a semanal, estes lares [não licenciados] não deviam de ficar de fora. Sobretudo aqueles que têm condições para funcionar e que se encontram em processo de legalização”, reforçou.

Esta posição, adiantou ainda Álvaro Amaro, foi manifestada pelo seu chefe de gabinete – o autarca fez-se representar por se encontrar de férias – na reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil. “Ficámos apreensivos com os critérios que restringem a testagem a lares legais com mais de 50 utentes”, atirou, a concluir.

O concelho de Palmela tem registado aumento significativo de casos positivos de Covid-19, nos últimos tempos, devido a surtos em estruturas residenciais para idosos. A situação mais recente foi identificada no lar Villa Máryah, com meia centena de infectados entre utentes e funcionários. Até à passada quinta-feira, este surto já havia provocado a morte de três utentes e sete estavam internados no hospital.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -