Inês de Medeiros elogiou o trabalho e empenho da comunidade escolar para alavancar o concelho
A Câmara de Almada distinguiu 44 alunos como sendo os melhores de 2022-2023 com o prémio de mérito escolar, numa cerimónia em que foram homenageados 51 profissionais de ensino, entre professores e trabalhadores aposentados. Foi a Gala da Educação, que teve a primeira edição no passado sábado.
No Grande Auditório da NOVA FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologias, na Caparica, durante a abertura da gala a vice-presidente da Câmara Municipal, Teodolinda Silveira, sublinhou a importância deste reconhecimento àqueles que “deram o melhor da sua vida à Educação”, e apontou os “professores e os trabalhadores não docentes. Referiu também os alunos que, graças ao seu empenho e trabalho concluíram com sucesso o 12.º ano nas escolas públicas, privadas e profissionais do concelho”.
Além da vereadora da Educação do município, na cerimónia esteve a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, que expressou um agradecimento especial à comunidade escolar. Depois de elogiar o trabalho dos professores, dirigiu-se aos alunos dizendo ser uma “alegria premiar a dedicação dos que, de alguma maneira, no seu processo de aprendizagem também dão tanto para si próprios como para a escola e para todo o mundo escolar”.
Logo a seguir acrescentou: “Quero ainda sublinhar o orgulho que temos em todo o pessoal não docente que, no âmbito da transferência de competências, faz agora parte da grande família da Câmara Municipal de Almada”.
Quanto ao processo de valorização da rede escolar do concelho, a autarca destacou que, juntamente com a Carta Educativa, a implementação de um projecto educativo municipal “é o passo seguinte desta transferência de competências e na construção de facto desta comunidade escolar que, em Almada, é tão rica, tão criativa, como vimos aqui hoje, e que queremos que continue e que evolua. Estamos aqui para, em conjunto, continuarmos a construir esta Almada que todos nós amamos”.
A 1.ª Gala da Educação contou com a participação do ensino artístico, representado pela Orquestra Clássica do Conservatório de Artes Performativas de Almada, constituída por jovens que integram o ensino articulado da Música, sob a direcção do maestro António Campos, e ainda pelos alunos do ensino articulado especializado da Companhia de Dança de Almada, que subiram ao palco para apresentar peças coreografadas pelos professores Bruno Duarte e Rita Judas.
O momento musical protagonizado pela jovem cantora e compositora Carolina de Deus encerrou a Gala da Educação 2023.