AISET debate escassez de mão-de-obra qualificada na Península de Setúbal

AISET debate escassez de mão-de-obra qualificada na Península de Setúbal

AISET debate escassez de mão-de-obra qualificada na Península de Setúbal

O objectivo do “Meeting de Capital Humano” é encontrar respostas para um problema que tem sido identificado na indústria

Reflectir e procurar soluções para resolver a escassez de mão-de-obra qualificada no sector da indústria, e não só, é o principal objectivo do “Meeting de Capital Humano” que a Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) promove amanhã, terça-feira, no Auditório Municipal da Câmara do Seixal.

- PUB -

A ideia deste debate “partiu da constatação e queixa de vários associados sobre este problema”, revela Nuno Maia, director-geral da AISET. “Vai ser feita uma análise e troca de experiências, pelo que é importante que as empresas aproveitem esta oportunidade para a proposta de soluções”, infere.

Numa primeira análise, o director-geral aponta que a falta de mão-de-obra que se regista na “Península de Setúbal, e transversal ao País”, resulta, “em primeiro lugar, de um problema estrutural demográfico, de formação e capacitação dos trabalhadores para desempenharem determinadas funções”. Por outro lado, “resulta do facto de bastantes pessoas emigrarem para trabalhar no estrangeiro em profissões muito qualificadas”.

Para Nuno Maia, esta ‘fuga’ de mão-de-obra só “marginalmente” pode estar relacionada com os salários; “não é o facto das empresas pagarem mais que faz surgir profissionais qualificados”, apesar de reconhecer que “existe concorrências de outros países” que coloca os preços a um nível que não pode ser acompanhado pelas empresas portuguesas.

- PUB -

No encontro, onde está garantida a presença de grandes empresas da região, vai estar em cima da mesa a capacidade instalada neste território e, ao mesmo tempo, “identificar medidas a tomar para atrair e reter talento”, isto tendo presente que “hoje as pessoas sentem-se cidadãos do mundo tanto na perspectiva de vida como de trabalho”, comenta Nuno Maia.

O “Meeting de Capital Humano” começa às 9h30 com as intervenções de Luís de Morais, da Megasa, em representação da AISET, continua com o presidente da Câmara do Seixal e o vice-presidente da CIP, Armindo Monteiro.

Ainda no período da manhã, está em debate o tema “Atractividade e Competitividade do Território” com a presença de Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão e Nuno Bento da CCDR Lisboa e Vale do Tejo.  O segundo tema, com debate, é sobre “Captar a Reter Talento”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -