19 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Aeroporto Montijo. Costa vai reunir de emergência com presidentes de municípios afectados

Aeroporto Montijo. Costa vai reunir de emergência com presidentes de municípios afectados

Aeroporto Montijo. Costa vai reunir de emergência com presidentes de municípios afectados

Fernando Pinto, Frederico Rosa, Rui Garcia, Nuno Canta, Joaquim Santos e Fernando Medina vão a S. Bento

O primeiro-ministro chamou a São Bento seis presidentes de municípios afectados pela construção do aeroporto do Montijo para uma “reunião de emergência”, nesta quarta-feira, 4, com o intuito de se “encontrar pontos de entendimento”. A notícia foi avançada à Lusa por fonte do executivo.

António Costa “decidiu convocar os presidentes de câmara das áreas envolvidas para uma reunião de emergência em São Bento”, na residência oficial.

O objectivo doprimeiro-ministro é ouvir os autarcas e “tentar encontrar pontos de entendimento”, na sequência dos contactos que “têm sido mantidos pelo Governo”, através do ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

A reunião está agendada para a parte da manhã e, segundo a Lusa, os presidentes das câmaras municipais de Alcochete (Fernando Pinto), Barreiro (Frederico Rosa), Moita (Rui Garcia), Montijo (Nuno Canta), Seixal (Joaquim Santos) e Lisboa (Fernando Medina) vão ser recebidos por António Costa e Pedro Nuno Santos.

“Tem havido uma sequência longa de contactos, mas o primeiro-ministro entendeu chamá-los para os ouvir e para procurar encontrar pontos de entendimento sobre a questão do aeroporto do Montijo”, disse a mesma fonte.

A construção do aeroporto no Montijo só pode avançar mediante parecer favorável dos municípios afectados pela obra, segundo a lei actual.

Rui Garcia e Joaquim Santos já se mostraram contra a construção do aeroporto do Montijo, o que poderia condicionar a construção da infra-estrutura, uma vez que a lei prevê que a obra só possa avançar se receber parecer favorável de todos os municípios afectados.

Logo na sequência da posição assumida pelo autarca da Moita, o ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu rever a lei para que as autarquias não travem a construção do aeroporto complementar a Lisboa, mas o PSD e também os partidos à esquerda são contra esta hipótese.

Recorde-se que os municípios socialistas, onde se incluem Alcochete, Barreiro e Montijo, deram parecer positivo à operação.

Lusa

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -