No Estado Novo 416 almadenses foram presos políticos, mas muitos outros resistiram ao fascismo
Este ano, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a sessão solene de Entrega de Medalhas do Município de Almada distinguiu 50 almadenses, entre pessoas individuais e instituições do concelho, que se demarcaram no contributo para a construção e desenvolvimento do concelho.
Almada “é uma terra de gente que, durante 48 anos, foi presa e oprimida, mas que nunca abandonou a resistência e luta contra o fascismo. E, por isso, hoje, neste dia em que celebramos a nossa comunidade, homenageamos e reconhecemos o muito que lhes devemos”, dizia a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, na cerimónia que decorreu no Convento dos Capuchos, a 24 de Junho, feriado municipal e Dia de S. João.
Sobre as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a autarca lembrou que as colectividades do concelho foram “focos de reunião e resistência ao fascismo”.
Ao mesmo tempo, salientou que há um ano, Almada celebrou os 50 anos de Elevação a Cidade, uma celebração “muito especial”, e que os festejos foram prolongados até 2024 para “podermos em conjunto celebrar também os 50 anos da Revolução de Abril e assim reafirmarmos aquilo que todos nós sentimos como tão forte: “Almada é mesmo uma terra de Abril”.
Destacou ainda que “os valores de Abril são para serem vividos e reinventados sempre que assim seja necessário”, e nisso o concelho de Almada é “exemplo em matérias decisivas como a integração, a inclusão e a tolerância”. E acrescentou: “Sabemos que podemos contar com uma sociedade civil dinâmica, graças ao seu movimento associativo, mas não só, graças a instituições, que hoje mesmo aqui celebramos, empenhadas num futuro comum”.
Logo a seguir salientou que nos “tempos incertos e desafiantes”, as pessoas e instituições são “valores basilares de uma comunidade progressista, multicultural, que acolhe a diferença e fomenta laços de solidariedade para com o outro”.
Relembrando os 416 almadenses presos políticos e todos os outros resistentes antifascistas pelo papel e pela marca que deixaram no País e na cidade, Ivan Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Almada, vincou que todos os homenageados com Medalhas do Município em 2024 “contribuíram de forma significativa nas suas próprias áreas de actuação para construir uma sociedade melhor e para melhorar a sua comunidade”.
Quatro categorias de insígnias atribuídas a pessoas singulares ou colectivas
Medalha de Prata de Mérito Cultural
(Notoriedade dos contributos para o desenvolvimento e divulgação da cultura)
– Artemrede
– Pedro Barateiro
Medalha de Ouro de Mérito Cultural
(Notoriedade dos contributos para o desenvolvimento e divulgação da cultura)
– Nuno Bernardo
– Nuno Teotónio Pereira
– Sara Tavares
– Francisco Bronze
Medalha de Ouro de Mérito de Dedicação
(Contributos para o engrandecimento do nome do concelho, dos seus valores, gentes e cultura e pela dedicação evidenciada)
– Alberto Marques Antunes
– Artur Cortez Pereira dos Santos
– Albertino Ferreira de Oliveira
– Albino Quaresma
– Alexandre Castanheira
– Álvaro Pato
– António Roque Oliveira
– Maria do Nascimento Bonança Falcão
– António Reizinho Falcão
– António Santos Pereira
– Bárbara Judas
– Edmundo Pedro
– Gilberto Henrique da Rita da Silva
– João Gentil
– Jaime José Rodrigues Ribeiro
– Joaquim do Carmo
– Joaquim Judas
– Jorge Carlos da Conceição Cordeiro
– José Alfredo Ferraz
– José Carlos Almeida
– José Inácio Coelho Revez
– José Maria Roque Lino
– José Pedro Soares
– Luís Filipe Cruz Pereira
– Manuel Custódio de Jesus
– Manuel Judas
– Maria dos Anjos
– Gabriela Álvaro
– Mário José Araújo
– Raúl Cordeiro
– Sofia Nascimento Pinto Santos
– Victor Figueiredo
– Vítor Costa
– UMAR
Medalha de Ouro da Cidade
(Atribuída a pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao município e aos seus habitantes, de forma exemplar e duradoura, e cujo nome tenha ficado, por tal facto, intrinsecamente ligado à vida e à história do Município de Almada)
– Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior
– Sociedade Recreativa União Pragalense – SRUP