O Pavilhão Municipal da Torre da Marinha recebe hoje a gala de encerramento da Seixalíada. Foram muitos os jovens e adultos que passaram este ano pelas 60 modalidades da grande festa do desporto. Um evento desportivo já com marca nacional
A 36.ª Seixalíada, que se iniciou no mês passado, finda hoje com grande gala desportiva no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, é a partir das 21h00, com entrada livre.
A competirem sob o lema “Um projecto singular, uma força colectiva”, milhares de desportistas de ambos os sexos e de todas a idades, federados ou não, encheram os pavilhões e outros recintos do concelho do Seixal. Da massificação para a qualidade, a célebre e antiga máxima para definir a correcta orientação do fenómeno desportivo ganha força na Seixalíada.
Organizada pelo poder local, Movimento Associativo e escolas, com o apoio das associações dos bombeiros, das forças de segurança e das organizações de saúde, a Seixalíada tem-se afirmado, ao longo de quase quatro décadas, como a maior manifestação do desporto popular que tem lugar em território nacional.
Mais de 60 modalidades, a maior parte das quais fazem parte do programa olímpico, estiveram ao dispor das preferências dos atletas. A Baía do Seixal, os pavilhões municipais e escolares e os parques do concelho experimentaram, por esta altura, um inusitado movimento, modelado na alegria da convivência e no prazer de competir.
A Seixalíada arvora, desde o ano passado, a Bandeira da Ética, distinção que o Instituto Português para o Desporto concede às organizações que se distinguem na promoção dos nobres ideais do ser humano através da prática desportiva.
A gala de sábado, além dos momentos protocolares e desportivos, integra quadros de luminotecnia e pirotecnia. Como refere comunicado da autarquia, “A Seixalíada vai terminar como começou, em festa”.