28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalCâmara do Seixal avança com concurso público para o futuro Parque Urbano...

Câmara do Seixal avança com concurso público para o futuro Parque Urbano de Corroios

Este espaço, que terá dois espelhos de água, vai ocupar 1,69 hectares e implica um montante de 1,2 milhões de euros

- PUB -

A abertura do concurso público para a construção do futuro Parque Urbano de Corroios foi aprovada pelo executivo municipal, e implica um investimento camarário na ordem de 1,2 milhões de euros.

Segundo adianta a autarquia, entre as mais-valias deste equipamento, este ficará dotado de “dois espelhos de água que irão ocupar uma área total de 1,69 hectares. O preço-base da obra tem o valor de 1 198 298,11 euros, seguindo-se agora a fase de adjudicação.

Frisa o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, que com o Parque Urbano de Corroios a autarquia “pretende consolidar, nesse território, um espelho de água dotado de recirculação de água e tratamento das margens, que privilegie o usufruto dos utilizadores e que crie um espaço harmonizado de estadia, de equilíbrio ambiental e em que se possa beneficiar do seu enchimento através das águas da precipitação. No fundo, será criado um ecossistema que funcionará como atracção de lazer para a população, ao mesmo tempo, que contribuirá para a regulação e minimização do impacto de períodos de intensa precipitação”.

- PUB -

Ainda no quadro dos grandes investimentos previstos para o concelho, a autarquia destaca, em nota de Imprensa, também a aprovação, em reunião de câmara, da adjudicação da empreitada de remodelação do sistema de abastecimento de água de Belverde, “pelo valor de 2 664 291,29 euros”. Um investimento que “demonstra, uma vez mais, que a gestão pública do sistema de abastecimento de água, pela Câmara Municipal, é aquela que melhor serve a população do ponto de vista da qualidade da água, bem como do preço praticado à população”.

Concelho vai ter praias fluviais com águas balneares

Na mesma reunião pública, o executivo municipal aprovou a assinatura de um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa que “visa regular a gestão, pelo município, das praias dos Pinheirinhos, do Seixal, da Ponta dos Corvos, dos Barcos e da Velha, sendo cedida à câmara, a título gratuito, a gestão e exploração desses espaços”.

- PUB -

Através deste protocolo a autarquia “ficará com a possibilidade de explorar turisticamente a zona da Baía do Seixal, criando novos produtos turísticos e aproveitando, dessa forma, todo o potencial que é reconhecido para aquela zona”.

Avança Paulo Silva que, através deste acordo com a Administração do Porto de Lisboa, fica aberto o caminho para que, “brevemente, estas praias possam vir a ser identificadas como águas balneares interiores ou qualificadas como praias de banhos de águas fluviais e lacustres, legitimando a sua fruição pelos banhistas e deixando de ser consideradas águas não identificadas como balneares”.

Executivo municipal aprova primeira revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento

Na mesma reunião de câmara foi aprovada a primeira revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024, “resultando numa incorporação do saldo de gerência da execução orçamental e no aumento das transferências do Estado para o município, na ordem dos 20,4 milhões de euros, decorrentes do previsto no Orçamento do Estado para 2024”, refere a autarquia.

Esta verba adicional “permitirá à autarquia fazer face ao aumento da despesa em áreas específicas, tais como a taxa de gestão de resíduos e a tarifa de entrega de resíduos urbanos, assim como à necessidade de efectuar ajustamentos à rubrica de despesa, garantindo dotação suficiente para aumentar o investimento público nas áreas da educação, desporto, cultura, ambiente e sustentabilidade.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -