23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNovo Centro de Saúde de Azeitão abre esta segunda-feira

Novo Centro de Saúde de Azeitão abre esta segunda-feira

Edifício, pronto desde Novembro, abre portas às 8 horas. Sem inauguração, por causa do período eleitoral

 

- PUB -

O novo Centro de Saúde de Azeitão, equipamento que representou um investimento de cerca de dois milhões de euros, vai abrir portas na segunda-feira, revelou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins (CDU).

Ao que O SETUBALENSE apurou, a nova unidade começará a funcionar às 8 horas, desta segunda-feira, e não está prevista qualquer cerimónia de inauguração, por estarmos em período eleitoral.

- PUB -

“Foi com satisfação que recebemos hoje [sexta-feira] a notícia de que o novo Centro de Saúde de Azeitão vai abrir já na próxima segunda-feira, porque se trata de uma reivindicação antiga da população”, disse André Martins à Agência Lusa, salientando que o equipamento foi construído no âmbito de uma parceria do município com o Ministério da Saúde.

Lembrando que a autarquia entregou o edifício, já concluído, à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em 30 de novembro do ano passado, André Martins disse esperar que, “efectivamente, a partir de segunda-feira, estejam criadas todas as condições para que a população de Azeitão possa finalmente ter acesso a cuidados de saúde”.

De acordo com o autarca setubalense, o novo equipamento vai substituir o actual Centro de Saúde de Azeitão, que funciona numa vivenda sem condições para garantir os necessários cuidados de saúde primários à população.

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal referiu ainda que, além do investimento realizado pela administração central no novo Centro de Saúde, no valor global de cerca de dois milhões de euros, a autarquia, não só cedeu o terreno como ainda gastou, aproximadamente, outros dois milhões de euros, na elaboração de projetos da especialidade, lançamento dos concursos, acessibilidades, arranjos exteriores e acompanhamento da obra.

 

Capacidade para quase 23 mil utentes

O novo Centro de Saúde de Azeitão ocupa uma área bruta de construção de 1580 metros quadrados, tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, cada uma com 17 gabinetes médicos, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas. Além dos gabinetes médicos e salas de tratamento, de enfermagem e de saúde oral, a Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11 400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

O edifício está situado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão. A empreitada foi financiada em 50% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, sendo que o valor remanescente da execução da empreitada esteve a cargo da ARS-LVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A informação disponível sobre a abertura da nova unidade não esclarece qual é o quadro de pessoal já assegurado nem se todas as valências estão já em condições de funcionar.

 

PS acusa CDU de gerar “alarme social” sobre atraso na abertura

A entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde de Azeitão está envolta em polémica partidária, com o PS a acusar a maioria CDU na câmara municipal de gerar alarme social.

“A responsabilidade de quem gere uma autarquia não se coaduna com uma contínua e reiterada estratégia de bota abaixo, de protesto pelo protesto e de suposições sem fundamento, que apenas contribuem para a desinformação e alarme social, sem verter qualquer solução para a valorização do SNS”, escreve a concelhia e Setúbal do PS em nota de imprensa divulgada este sábado.

Os socialistas reconhecem que a gestão CDU “esteve bem” ao assumir a parceria com o Estado, para construção do centro de saúde, mas acusam os comunistas de estarem a “utilizar a saúde para combate político” ao não aceitarem integrar a Unidade Local de Saúde de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Para o PS, esta posição da maioria CDU corresponde a uma “política do passado” que “prejudica os azeitonenses e setubalenses”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -