26 Fevereiro 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAntónio Câmara, Maria João Luís e Sónia Matos nomeados para figura do...

António Câmara, Maria João Luís e Sónia Matos nomeados para figura do ano no Seixal

Um professor investigador, uma actriz encenadora e uma mulher que luta pela integração da comunidade cigana; e o público decide

- PUB -

Já está a decorrer a votação para as figuras do ano seleccionadas por O SETUBALENSE, para os nove concelhos da Península de Setúbal e cinco do Litoral Alentejano.

No concelho do Seixal, para os prémios Golfinhos d’Ouro instituídos por O SETUBALENSE e pela rádio POPULAR FM 90.9, foram nomeados o professor António Câmara, a actriz Maria João Luís e a presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas Sónia Matos.

As três figuras do concelho do Seixal foram reveladas no passado sábado, a par dos 57 nomeados a outras categorias, na página oficial da Gala Golfinhos d’Ouro, disponível no site de O SETUBALENSE e nas redes sociais do jornal e da rádio POPULAR FM 90.9.

- PUB -

Ao todo, são 14 as categorias de âmbito local, às quais acrescem seis nomes de abrangência regional: A Figura do Ano da Região e as figuras regionais nas categorias Sociedade, Economia, Cultura, Desporto e Cultura.

António Câmara

O professor e investigador, juntamente com o colega Edmundo Nobre, aceitaram o desafio lançado pela Câmara do Seixal e, em 2023, deram corpo ao projecto “Seixal Criativo”. Uma nova dinâmica de ensino, que marca por ser totalmente desafiante e pioneira, que atrai os jovens para o estudo e a experimentação da ciência e da tecnologia em áreas pilares. A Escola de Bits e Átomos começou para os alunos do 10.º Ano do concelho, já se estende do 9.º ao 11.º ano da escolaridade, e é um exemplo nacional.

- PUB -

O Seixal Criativo conta com salas de aula e de trabalho, de reuniões, de lazer e laboratórios/oficinas de electrónica, mecânica e prototipagem com equipamento para o desenvolvimento de software e prototipagem rápida de projectos de hardware.

Maria João Luís

A actriz, encenadora e directora artística do Teatro da Terra, companhia que tem impulsionado o teatro no concelho do Seixal, onde está sediada, viu o seu trabalho reconhecido pela autarquia com a inauguração da nova sede do Teatro da Terra – Centro de Criação Artística, a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.

A mulher do teatro que leva à cena clássicos como Federico Garcia Lorca ou mesmo William Shakespeare, tem afirmado que “a cultura não é cara; o que é caro, o que está difícil, é as pessoas suportarem ordenados parcos para conseguirem sobreviver, quanto mais para usufruir da cultura”.

Isto é um problema social “grave”, reforça, para o qual “tem de ser encontrada uma solução. É importante haver uma maior sensibilidade da parte dos nossos dirigentes para este assunto”.

Sónia Matos

A presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), fundada há 22 anos, tem sido um dos rostos pela integração da comunidade cigana, em particular no concelho do Seixal. Um papel essencial que muda algumas vidas.

A associação demarca-se pela sua dinâmica em chamar para a actualidade as grandes questões sociais através de encontros e seminários, coloca projectos em marcha e estabelece parcerias, em alguns casos, para formação que possibilite o acesso a novas oportunidades.

- PUB -

Mais populares

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival

Grupo distrai funcionários de banco em Palmela e furta dinheiro em caixa

Seis estrangeiros, cinco homens e uma mulher, são procurados pela GNR depois de crime que decorreu pelas 13h30

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança
- PUB -