23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete: Samouco reclama médicos, policiamento e transferência de competências

Alcochete: Samouco reclama médicos, policiamento e transferência de competências

No domingo, o salão nobre da junta de freguesia recebe a cerimónia do 19.º aniversário da vila com bolo da terra e intervenções oficiais  

- PUB -

A Freguesia do Samouco, concelho de Alcochete, comemora este ano o 19.º aniversário de elevação à categoria de vila e, este domingo, 28 de Janeiro, realiza-se a sessão solene que assinala esta data. É no salão nobre da junta de freguesia, com início às 16h00.

Com um crescimento acentuado a nível demográfico, esta vila do concelho de Alcochete, nos últimos anos passou de “cerca de dois mil habitantes para praticamente quatro mil”, aponta Leonel Fina, presidente do executivo da freguesia. Na sua opinião, este crescimento em muito se deve à ponte Vasco da Gama que veio facilitar a mobilidade entre a localidade e Lisboa. Outro factor tem sido a chegada de muita população migrante, “principalmente tailandesa, que, em grande parte, se dedica ao trabalho no sector agrícola e à apanha de amêijoa”, identifica o autarca.

Este crescimento populacional veio despoletar algumas fragilidades na localidade, nomeadamente ao nível da resposta dos cuidados de saúde. “Sentimos muito a falta de médicos de família. Neste momento apenas temos uma médica e está reformada, só faz algumas horas”, diz Leonel Fina.

- PUB -

Outro problema é a falta de policiamento, uma situação que, diz o autarca, é “muito urgente resolver”, e aqui afasta a possibilidade de existir relação com a chegada à vila de população imigrante. “Estas pessoas estão bem integradas e fazem a sua vida com toda a normalidade”, o problema, afirma, “são indivíduos que vêm de outras localidades, algumas do concelho de Alcochete, e fazem assaltos aqui, aproveitando o facto de termos muita população idosa”.

Outra questão que aponta está ao nível da descentralização de competências da Câmara de Alcochete para a Junta de Freguesia do Samouco. “Há muito que esperamos que essa descentralização seja protocolada, tem vindo a ser adiada de ano para ano”, afirma o autarca de freguesia a O SETUBALENSE.

A ausência deste acordo tem criado “dificuldades em alguns serviços”, nomeadamente o da “higiene urbana”. Reforça Leonel Fina ser “muito urgente” que a Câmara Municipal avance com a ‘negociação’ da transferência de competência, porque “a freguesia não pode estar totalmente dependente da câmara em alguns serviços”.

- PUB -

Campeão de MMA José Machado homenageado

Na sessão solene do aniversário de elevação do Samouco à categoria de vila, está programado para as 16h15 o hastear das bandeiras, um momento onde participa o Grupo Coral Alentejano – “Saudades do Alentejo”, que irá cantar o Hino Nacional.

Às 16h30, começa a sessão solene propriamente dita, que terá lugar no salão nobre da junta, com as intervenções oficiais, entre elas a do presidente da Junta de Freguesia do Samouco e a do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto.

Integrado nas comemorações, o executivo da freguesia irá homenagear o atleta José Machado, Campeão do Mundo de MMA – Artes Marciais Mistas na categoria de peso leve. Segue-se um apontamento musical com mais uma actuação do grupo “Saudades do Alentejo”.

A celebração terminará com o “Samouco de Honra”, onde não faltará o bolo de aniversário e o tradicional “Bolo de Soda do Samouco”.

 

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -