24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoOrçamento Municipal do Montijo de 57,7M€ aprovado por maioria

Orçamento Municipal do Montijo de 57,7M€ aprovado por maioria

Proposta socialista passou. CDU e vereador Ilídio Massacote abstiveram-se. João Afonso foi o único a votar contra

 

- PUB -

A Câmara do Montijo aprovou ontem o Orçamento Municipal para 2024, no valor de cerca de 57,7 milhões de euros. A proposta passou com os votos (três) a favor da maioria do PS e as abstenções (duas) da vereação da CDU e do vereador independente, eleito pelo PSD, Ilídio Massacote. João Afonso, do PSD, votou contra.

O sentido de voto foi confirmado por O SETUBALENSE junto de cada uma das bancadas da oposição, antes da discussão e deliberação da proposta que aconteceu na noite desta quarta-feira.

Joaquim Correia, vereador da CDU, lembrou que a coligação “não concorda com a visão estratégica do PS” e justificou: “Este não é o nosso orçamento. Se fosse, seria diferente. Estamos contra algumas coisas, mas não vamos obstaculizar [a aprovação] para que não haja vitimização do PS.”

- PUB -

Já Ilídio Massacote defendeu a abstenção com o facto de o orçamento para o próximo ano englobar “duas propostas que beneficiam a população” em termos de oferta no sector da educação. “Uma diz respeito à música e desporto no pré-escolar; outra é a criação de orquestras nas escolas. São propostas que há muito, tanto eu como os agrupamentos de escolas do concelho, reivindicamos”, salientou.

João Afonso, vereador do PSD, explicou o voto contra pelas políticas adoptadas pela gestão PS no domínio da habitação. “Este orçamento desbarata uma oportunidade única que o Montijo tem para construir habitação a custos acessíveis, para construção de habitação social, para reabilitação e reconversão de edifícios municipais para fins habitacionais”, disse.

Investimentos previstos

- PUB -

A construção de fogos, com financiamento a 100% ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para os bairros da Caneira e do Esteval, assim como a recuperação de outros fogos para o Bairro Novo do Esteval, são alguns dos investimentos inscritos em orçamento.

Ainda no âmbito do PRR, a autarquia tem previsto executar um equipamento para Alojamento Urgente e Temporário, as requalificações dos polidesportivos de Pegões, Caneira e Esteval, assim como a construção do Centro de Desenvolvimento de Competências, entre outros.

O Centro Escolar de Pegões tem estimada uma dotação de pouco mais de 2 milhões de euros para o próximo ano. As requalificações da Praça Gomes Freire de Andrade e da Biblioteca Municipal do Montijo (que será ampliada), assim como a reabilitação da Escola D. Pedro Varela, são outros investimentos inscritos no orçamento.

Os documentos previsionais terão de ser agora apreciados e votados na Assembleia Municipal, que é composta por 11 membros do PS, 7 de PSD/CDS/Aliança, 5 da CDU, 1 do Chega, 1 do BE e 1 da IL.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -