28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoOrçamento Municipal do Montijo de 57,7M€ aprovado por maioria

Orçamento Municipal do Montijo de 57,7M€ aprovado por maioria

Proposta socialista passou. CDU e vereador Ilídio Massacote abstiveram-se. João Afonso foi o único a votar contra

 

- PUB -

A Câmara do Montijo aprovou ontem o Orçamento Municipal para 2024, no valor de cerca de 57,7 milhões de euros. A proposta passou com os votos (três) a favor da maioria do PS e as abstenções (duas) da vereação da CDU e do vereador independente, eleito pelo PSD, Ilídio Massacote. João Afonso, do PSD, votou contra.

O sentido de voto foi confirmado por O SETUBALENSE junto de cada uma das bancadas da oposição, antes da discussão e deliberação da proposta que aconteceu na noite desta quarta-feira.

Joaquim Correia, vereador da CDU, lembrou que a coligação “não concorda com a visão estratégica do PS” e justificou: “Este não é o nosso orçamento. Se fosse, seria diferente. Estamos contra algumas coisas, mas não vamos obstaculizar [a aprovação] para que não haja vitimização do PS.”

- PUB -

Já Ilídio Massacote defendeu a abstenção com o facto de o orçamento para o próximo ano englobar “duas propostas que beneficiam a população” em termos de oferta no sector da educação. “Uma diz respeito à música e desporto no pré-escolar; outra é a criação de orquestras nas escolas. São propostas que há muito, tanto eu como os agrupamentos de escolas do concelho, reivindicamos”, salientou.

João Afonso, vereador do PSD, explicou o voto contra pelas políticas adoptadas pela gestão PS no domínio da habitação. “Este orçamento desbarata uma oportunidade única que o Montijo tem para construir habitação a custos acessíveis, para construção de habitação social, para reabilitação e reconversão de edifícios municipais para fins habitacionais”, disse.

Investimentos previstos

- PUB -

A construção de fogos, com financiamento a 100% ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para os bairros da Caneira e do Esteval, assim como a recuperação de outros fogos para o Bairro Novo do Esteval, são alguns dos investimentos inscritos em orçamento.

Ainda no âmbito do PRR, a autarquia tem previsto executar um equipamento para Alojamento Urgente e Temporário, as requalificações dos polidesportivos de Pegões, Caneira e Esteval, assim como a construção do Centro de Desenvolvimento de Competências, entre outros.

O Centro Escolar de Pegões tem estimada uma dotação de pouco mais de 2 milhões de euros para o próximo ano. As requalificações da Praça Gomes Freire de Andrade e da Biblioteca Municipal do Montijo (que será ampliada), assim como a reabilitação da Escola D. Pedro Varela, são outros investimentos inscritos no orçamento.

Os documentos previsionais terão de ser agora apreciados e votados na Assembleia Municipal, que é composta por 11 membros do PS, 7 de PSD/CDS/Aliança, 5 da CDU, 1 do Chega, 1 do BE e 1 da IL.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -