24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaPSD escolhe pavilhão no Feijó para se reafirmar como alternativa ao PS...

PSD escolhe pavilhão no Feijó para se reafirmar como alternativa ao PS na governação de Portugal

Escolha de Almada passou por ser o concelho do distrito com mais eleitores e melhores acessibilidades para receber congresso da mudança

- PUB -

Almada acolhe o 41.º Congresso Nacional do PSD no próximo sábado, 25 de Novembro. É a primeira vez que o partido marca uma reunião magna no Distrito de Setúbal, sendo que a escolha partiu da Comissão Política Distrital de Setúbal, liderada por Paulo Ribeiro. A proposta foi apresentada à Comissão Política Nacional e Luís Montenegro aceitou a ideia.

“Considerámos importante dar um sinal forte para as legislativas de 10 de Março [2024] aqui no Distrito de Setúbal”, diz Paulo Ribeiro. A escolha de Almada veio por ser o concelho “mais populoso da região”, e ainda porque reúne “melhores condições de acessibilidade e logística” para uma reunião magna onde vão ser aprovados os novos estatutos do PSD e lançada a campanha para o embate eleitoral que decidirá o próximo Governo do País.

Os social-democratas vão assim reunir no Complexo Municipal Cidade de Almada, no Feijó. Em cima da mesa ainda esteve a possibilidade de realizar o congresso extraordinário em Sines, mas acabaram por vingar as “dimensões do pavilhão” em Almada e a “facilidade de proximidade aos principais acessos”.

- PUB -

O facto de ser o concelho com mais população do distrito pesou ainda na escolha da Comissão Política Distrital de Setúbal por dar oportunidade ao PSD de “contactar com mais pessoas”, e também por ter o “maior número de eleitores”, acrescenta Paulo Ribeiro. Portanto, foi uma questão de “logística e também política”.

Também a escolha de 25 de Novembro para realizar o congresso tem para o presidente da distrital “pertinência”. Neste dia, em 1975, “foi conseguida a estabilização do processo democrático em Portugal”, refere. A comemoração desta data tem sido assunto polémico, de alguma forma com divisões à esquerda, e voltou a ser tema nacional quando o social-democrata Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, decidiu que a capital vai assinalar os 48 anos da mesma.

“Entendemos ser importante comemorar o 25 de Novembro com o congresso, especialmente com o mesmo a realizar-se num distrito onde, entre o 25 de Abril de 1974 e 1975, o PSD sofreu muito”, lembra Paulo Ribeiro. “Tivemos boicotes aos nossos comícios e, em Setúbal, houve mesmo a morte de uma pessoa que queria assistir a um comício do PSD. Portanto, a escolha desta data não foi um acaso, foi propositado”, acrescenta.

- PUB -

Com o congresso a abrir as portas às 8h00, só às 10h00 começam as intervenções com Paulo Ribeiro, na qualidade de presidente da distrital, a iniciar os trabalhos. Segue-se o presidente do PSD, Luís Montenegro, e depois inicia-se o debate dos dois pontos agendados: a alteração estatutária e análise a situação política. Dois temas que o partido já tinha fixado em Abril.

Numa reunião sem eleições nem moções, daí ser apenas um dia, o tema de maior debate será mesmo a análise política sobre o partido e o País. “Este congresso vai demonstrar ao eleitorado que o PSD tem propostas alternativas para governar depois de 10 de Março. Neste momento o País não funciona, é inaceitável”, afirma.

“Não funciona na saúde, não funciona na educação, nem na justiça, o mesmo acontece na habitação, na defesa e na segurança. Vamos demonstrar ao País que a única alternativa ao Partido Socialista é o partido Social Democrata, para governar. Uma alternativa que é corporizada por Luís Montenegro, e este congresso vai demonstrar isso mesmo; que há uma política nacional que serve os portugueses”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -