28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaPlano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Almada vai ser apresentado no início...

Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Almada vai ser apresentado no início de 2024

Na primeira Gala do Desporto foram homenageados mais de 260 atletas, 24 entidades em 27 modalidades, e dois grandes nomes do atletismo

- PUB -

O futuro Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Almada vai ser apresentado no início do próximo ano. Um documento que começou a ser preparado com o Congresso do Desporto de Almada, que se realizou em Janeiro de 2023, e que vem “sinalizar o compromisso reforçado com a promoção da actividade física no desporto”, avançou Filipe Pacheco.

O vereador responsável por esta área municipal, na abertura da Gala do Desporto 2023, que se realizou no passado domingo no Complexo Cidade dos Desportos, no Feijó, anunciou ainda que está a ser criado o Conselho Municipal do Desporto em Almada.

Numa gala onde foram homenageados 265 atletas, 24 entidades, envolvendo 27 modalidades, e duas personalidades de Almada que se destacaram pela sua actividade desportiva, Filipe Pacheco realçou que a prática desportiva “é condição essencial para o desenvolvimento pleno de uma sociedade, pelo impacto que tem na saúde física, saúde mental e na promoção de um conjunto de valores como o espírito de equipa”.

- PUB -

Embora o concelho apresente níveis “superiores à média nacional” na actividade desportiva, o vereador afirma que é preciso fazer mais. “Num recente estudo que fizemos sobre a oferta desportiva, verificámos que menos de metade da população pratica desporto. A verdade é que está muito longe daquilo que desejamos”, e assegurou: “Temos vindo a trabalhar muito para aumentar” esse nível.

É nesse sentido que, lembrou, que este ano foi “reaberto o Complexo Municipal de Piscinas da Charneca, requalificado mais um polidesportivo de proximidade e inaugurado o Centro Municipal de Marcha e Corrida”, e ainda “redobrada a aposta nas actividades outdoor”. Mas além de equipamentos e enquadramento do desporto do ponto de vista técnico da sua frequência, é preciso “ir além daquilo que é a prática informal”.

E aqui enalteceu o “contributo indispensável do movimento associativo almadense e de todos os seus dirigentes, treinadores e atletas”, no trabalho complementar com a autarquia. Ao mesmo tempo, enfatizou a necessária aposta na “valorização do desporto de formação, tendo como objectivo central aumentar a prática desportiva qualificada”, pois é nas camadas jovens que está concentrado aquilo que é o maior esforço, garantindo a criação de hábitos saudáveis que perdurem ao longo da vida”.

- PUB -

A importância do desporto como “fundamental para o desenvolvimento pessoal e dos valores da boa convivência”, foi também destacada pela presidente da Câmara Municipal de Almada durante a primeira edição da Gala do Desporto em Almada.

Inês de Medeiros, que entregou as distinções de homenagem a Carlos Sustelo e Jaime Almeida, ambos reconhecidos com o Prémio Carreira Individual na modalidade atletismo, fez questão de saudar todos os que nas diversas modalidades, individuais ou colectivas existentes no concelho foram relevantes, “seja qual for o lugar”, nas competições nacionais e internacionais nos seus respectivos escalões.

A autarca frisou ainda a importância das autarquias na gestão do desporto ao proporcionarem equipamentos para a prática desportiva, e aqui realçou a obrigatoriedade de “apoiarem os clubes e aqueles que se dedicam à prática do desporto”. Referindo-se ao caso de Almada, disse: “Sabemos que estamos a progredir muito em termos de qualidade e, por isso, cada vez mais devemos ter uma visão não apenas municipal, mas também intermunicipal e de articulação com as juntas de freguesia, que estão na primeira linha do trabalho junto aos clubes”.

Dois grandes senhores que ensinaram jovens a superar-se

Na primeira Gala do Desporto, Almada reconheceu o percurso desportivo de dois dos seus atletas de referência. Ambos na categoria de atletismo, Carlos Sustelo e Jaime Almeida. “Dois grandes senhores que, além dos seus próprios feitos e dedicação, ensinaram muitos jovens a superarem-se. Este Prémio Carreira é reconhecimento do que Almada vos deve”, disse a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, durante a homenagem.

Carlos Sustelo, evidenciou-se no sector dos lançamentos, tendo sido Recordista Ibérico no lançamento do Martelo. Treinador de Atletismo nos escalões de formação, desenvolveu ao longo da sua vida, através do desporto, um trabalho social de enorme relevo junto da comunidade.

“Só o talento não chega, a vontade do atleta supera o talento”, disse o atleta que lembra de ter aprendido essa realidade num estágio na Alemanha, ainda antes do 25 de Abril de 1974. “Tive oportunidade de aprender que não há super-homens, há força e vontade. Um atleta deve ter a tenacidade suficiente para superar a suas próprias faculdades, só assim pode conseguir alguma coisa”.

Jaime Almeida, treinador de atletismo nos escalões de formação, desenvolveu ao longo da sua vida, através do desporto, um trabalho social relevante na comunidade. Foi treinador responsável pelo sucesso da ex-atleta Campeã Nacional, Artemiza Sá. “Trabalhar com os jovens é fácil desde que saibamos orientá-los”, disse.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -