1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCandidato à Ordem quer arquitectos envolvidos nos grandes projectos para a região

Candidato à Ordem quer arquitectos envolvidos nos grandes projectos para a região

Avelino Oliveira esteve em Setúbal com o objectivo de angariar apoios para a lista A

 

- PUB -

Avelino Oliveira, cabeça da lista A às eleições para a Ordem dos Arquitectos (OA), marcadas para dia 21 de Setembro, afirma que Setúbal deve ter um papel decisivo nas decisões que se prendem com os grandes investimentos previstos para a região.

“Nós queremos que a nossa a intervenção nas questões públicas seja mais relevante. O caso do aeroporto para esta região, por exemplo, é fundamental. Nós, nas duas comissões nomeadas pelo Governo para o aeroporto, não temos nenhum arquitecto urbanístico. Nós queremos mudar isso. Todos os arquitectos que se dedicam ao planeamento e ao desenvolvimento das cidades têm de sentir que são considerados para aquilo que são os projectos fundamentais do país. Mas aqui neste distrito há mais exemplos como a terceira travessia do Tejo, o TGV ou as ligações com Sines”. Para Avelino Oliveira é fundamental “conseguir fazer emergir essa massa critica junto da opinião pública para mudar as coisas”.

Esta foi uma das ideias essenciais apresentadas pelo candidato em mais uma acção de campanha. “A Arquitectura no Centro” foi o tema central no debate entre arquitectos que teve lugar no sábado à noite no Mercado da Conceição em Setúbal.

- PUB -

 

O candidato tem feito um périplo pelo país, para transmitir in loco as suas ideias, e está confiante na eleição. ”As perspectivas são boas, essencialmente, por uma razão; somos a única lista que se apresenta a todo o território. Temos candidaturas aos órgãos nacionais, mas o nosso projecto inclui as sete regiões. Somos a única lista que o faz. Nós temos uma matriz preocupada com o território, muito ligada ao reforço daquilo que é a presença dos arquitectos nas cidades”.

No programa deste arquitecto e professor universitário há cinco eixos de actuação que se repartem pelas questões dos honorários, remuneração de arquitectos e fiscalidade, legislação, carreiras, intervenção pública e cultura. A proposta apresentada pelo candidato incide, ainda, nas questões relacionadas com o licenciamento, através de “propostas concretas para a simplificação administrativa”.

- PUB -

Entre as cerca de duas dezenas de arquitectos e arquitectas presentes nesta iniciativa, que visou angariar e consolidar apoios para as eleições marcadas para o próximo dia 21 de Setembro, para além de Avelino Oliveira que encabeça esta Lista A, estiveram Pedro Novo, candidato por Lisboa e ainda Paulo Pisco (candidato a Delegado Nacional por Lisboa e Vale do Tejo – LVT) e Fátima Pereira (candidata ao Conselho de Disciplina Nacional por LVT) dois arquitectos de Setúbal.

Paulo Pisco que já tinha concorrido há dois anos explica porque volta a concorrer e também porque apoia Avelino Oliveira. “Senti que as mudanças que passamos em termos técnicos e artísticos estão a transformar a nossa relação com a produção e criação de espaço, seja urbano seja arquitectónico”. Em 2023, acrescenta, ”acho mesmo imprescindível voltar a participar na mudança que considero desejável”.

 

Actual presidente tenta a reeleição

São três as listas que se vão apresentar às eleições para os órgãos sociais nacionais e regionais da Ordem dos Arquitectos (OA) para o mandato 2023-2026, marcadas para 21 de setembro.

A lista A encabeçada pelo arquitecto Avelino Oliveira, apresenta listas de candidatos a todos os órgãos nacionais e a todos os órgãos de todas as secções regionais da Ordem (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores).

O arquitecto Nuno Costa encabeça a lista B, que apresenta candidatos a todos os órgãos regionais dos Açores, recandidatando-se a presidente do Conselho Directivo Regional, e ainda com uma candidatura à Assembleia de Delegados, órgão nacional da Ordem dos Arquitectos, pelo círculo territorial dos Açores.

O actual presidente da OA, Gonçalo Byrne, recandidata-se a presidente da Ordem com a lista C, “É Urgente a Arquitectura”, que apresenta candidatos a todos os órgãos nacionais, e a todos os órgãos de quatro secções regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve).

As eleições para todos os órgãos da OA, nacionais e regionais decorrem entre as 15h00 e as 20h00 do dia 21 de Setembro, sendo possível o exercício do direito de voto antecipado, por correspondência ou por voto eletrónico, segundo as normas da Ordem.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -