26 Setembro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMaiores exportadoras do distrito proporcionam quase mais três mil postos de trabalho

Maiores exportadoras do distrito proporcionam quase mais três mil postos de trabalho

O distrito parece acompanhar a tendência nacional de aumento do número de postos de trabalho, mas há grandes empresas em perda

- PUB -

O número de trabalhadores nas 500 maiores empresas exportadoras a laborar no Distrito de Setúbal registou um sensível crescimento entre 2021 e 2020. Segundo os dados fornecidos à Consultora Iberinform Portugal, mais 2 988 pessoas passaram a trabalhar dentro deste ranking empresarial.

Das 481 empresas que deram a conhecer o número de trabalhadores em 2021, verifica-se que davam emprego a 38 253, enquanto em 2020 os postos de trabalho ocupavam 35 265 pessoas. O ministro das Finanças, Fernando Medina, em Abril de 2023, apontava que o emprego globalmente cresceu, a nível nacional, para um “máximo histórico de 4,924 milhões de pessoas, e esse tem sido “um dos grandes factores de resiliência da população portuguesa”.

“O mercado de trabalho, neste momento, está a criar oportunidades de emprego, mas há mais pessoas que estão a procurar esse mercado, daí existir também aumento da taxa de desemprego”, explicou o ministro.

- PUB -

O facto é que a nível nacional, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 4,9% em Janeiro deste ano, em relação ao mês anterior.

Olhando ao ranking do distrito, numa selecção relativamente às cinco líderes em emprego do sector exportador, a Volkswagen Autoeuropa, Fabricação de veículos automóveis, vem em primeiro lugar neste ranking com 5 168, mesmo assim, teve uma quebra de 4,6% comparativamente com 2020, em que dava emprego a 5 417 pessoas. A fábrica de Palmela ocupa também o primeiro lugar nas exportadoras.

Dentro desta ordem, e na mesmo estratificação, a Infraestruturas de Portugal é a segunda maior empregadora da região com 3 431 trabalhadores em 2021, tendo registado um crescimento de 2,42% comparativamente com o ano transacto em que apresentou 3 350. Mais difícil de analisar é a Aldi Retail uma vez que em 2021 empregava 2 646 pessoas, mas no ano anterior não divulgou o número de pessoas a trabalharem na empresa.

- PUB -

No ranking, que analisado pelo ponto de vista do número de trabalhadores é desarticulado do resultado por volume de negócios, a Servilimpe – Limpezas Técnicas Mecanizadas surge na 4.ª posição (31.º no ranking global) com 1 514 trabalhadores, o que significa um decréscimo de 16,54% (1 814) comparativamente com 2020. Um caso a elucidar este desnivelamento é a The Navigator Company que embora ocupe a segunda posição como exportadora, no plano de número de trabalhadores está no 15.º lugar: apresenta apenas 422 empregados em 2021 e 515 no ano transacto, o significou um ‘recuo’ de 18, 06%.

Na análise relativa a 1% das empresas do ranking, ou seja, as cinco primeira classificadas ao nível de postos de trabalho declarados, volta a surgir a Volkswagen, mas agora no sector de serviços de apoio prestados às empresas, com 1 210 trabalhadores, o que revela um crescimento de 0,83%, portanto 1 200 pessoas.

Curioso sobre esta análise relativa ao número de postos de trabalho é verificar que 179 empresas declaram entre nove e um trabalhador. Por exemplo a Lusocider – Projecto Siderúrgico, apresenta-se na posição nove das exportadoras, mas em número de trabalhadores apenas dá nota de um posto de trabalho.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Bebé morre engasgado numa pastelaria em Azeitão

Alerta foi dado por funcionária da pastelaria, após dar conta que recém-nascido tinha uma cor arroxeada

Mercadona abre amanhã em Corroios junto à estação da Fertagus

Com a nova loja, a cadeia espanhola de supermercados passa a estar presente em três concelhos da península de Setúbal

Proprietária de pastelaria tentou salvar bebé que faleceu em Azeitão 

Fátima Santos relata os acontecimentos da tarde de terça-feira
- PUB -