25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalTeatro da Terra leva a cena texto de Lorca numa encenação de...

Teatro da Terra leva a cena texto de Lorca numa encenação de Maria João Luís

Um texto muito difícil, com muitas nuances, em que o tema do amor é central a todo o espectáculo

- PUB -

O auditório municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe de 13 a 17 de Junho, às 21h30, a peça “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim”. Um texto de Federico Garcia Lorca, traduzido por Eugénio de Andrade e encenado por Maria João Luís.

Esta é a segunda vez que o Teatro da Terra leva à cena um texto de Lorca. Por sinal, “um texto muito difícil, com muitas nuances, em que o tema do amor é central a todo o espectáculo”, diz Maria João Luís. E levantando um pouco mais a ponta do véu, a actriz e encenadora descreve que em palco se vai sentir e observar como o amor “é capaz de influenciar a vida das pessoas; jogar com a vida dos homens”. E assume: “É um tema que sempre me fascinou”.

Reforça Maria João Luís, que Dom Perlimplim “é um texto delicioso, muito poético acompanhado pela composição e direcção musical de José Peixoto. “Uma música linda que, só por ela, vale apena vir ao espectáculo”.

- PUB -

Com António Simão, Filipa Leão, Marina Albuquerque, Rita Rocha Silva, Teresa Faria e Teresa Tavares em palco, a encenadora colocou neste trabalho “toda a alma”, como, aliás, sempre faz. “Coloco o meu olhar sobre as coisas e o das pessoas que trabalham comigo”.

E do público, acredita que vai estar atento desde a primeira hora em que a peça se desenrola em palco.  “Espero que o público, depois do espectáculo, sinta que todo ele foi feito com muito amor”, comenta Maria João Luís.

Descreve a sinopse da peça que Dom Perlimplim, homem de meia-idade, abastado, mas inexperiente nos negócios do amor, deixa-se convencer pela sua criada a casar com uma jovem muito mais nova, sua vizinha.

- PUB -

Belisa é manipulada pela mãe para alinhar num casamento de conveniência, sem a paixão que cultiva com um correspondente anónimo. A viúva, cuja única preocupação é assegurar a sua estabilidade económica, alicia a filha para um casamento recheado, com a possibilidade de atrair outros homens, augurando a infidelidade da filha.

Dom Perlimplim não acredita no futuro da sua relação com a mulher e, desiludido, dispõe-se a morrer por ela, revelando ser ele o amante anónimo por quem Belisa se apaixonou, para grande infortúnio desta.

“Lorca quer o drama no público, não nas personagens, cujos traços característicos são habilmente desconstruídos, para que a nossa percepção se debata com a visão de um mundo à frente do seu tempo, que o poeta projecta”, refere a sinopse.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -