28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSado recebe atletas da elite mundial para Taça do Mundo de natação...

Sado recebe atletas da elite mundial para Taça do Mundo de natação em águas abertas

Condições naturais “únicas” em Portugal trazem campeões olímpicos e atletas oriundos dos quatro cantos do mundo

 

- PUB -

O rio Sado recebe a terceira etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas, em que se inclui um evento aberto ao público, que conta para o Campeonato Nacional e uma prova de estafetas.

É já neste fim-de-semana, 27 e 28 de Maio, que o Parque Urbano de Albarquel acolhe uma centena de nadadores, de 16 países, da elite mundial, para disputar esta competição, onde se incluem campões olímpicos e mundiais.

Este evento, organizado pela World Aquatics (Federação Mundial de Natação), Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal, tem início às 16h00 de sábado, com a prova masculina, a que se segue, dez minutos depois, a competição feminina.

- PUB -

O circuito de 2023 arrancou no Egipto, prosseguiu em Itália e chega agora a Portugal. A competição continua em França, em Agosto, culminando em Israel, em Dezembro. Nesta edição destaca-se o regresso das provas abertas, que se realiza na manhã de dia 27, com competições nas distâncias de 200 metros, de 600 metros e de dois quilómetros.

O evento de participação em massa, integrado no circuito nacional, tem inscrições abertas até hoje, com custos que variam entre os 5 e os 22 euros. Este evento engloba ainda, no dia 28, uma prova de estafetas para equipas internacionais, a realizar num circuito de quatro voltas de 1500 metros.

Campeões olímpicos em peso no Rio Sado

- PUB -

Esta competição, a realizar nas águas do Sado, está dentro das três provas mais importantes que se realizam no mundo de águas abertas, sendo mais importantes apenas os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo.

Entre a centena de nadadores da elite mundial com presença assegurada na etapa setubalense da Open Water Swimming World Cup está o húngaro Kristof Razofsky, actual vice-campeão olímpico e com várias medalhas conquistas em taças do mundo e o alemão Rob Muffels, campeão do mundo e da Europa.

Destaque ainda para o francês Axel Reymond, bicampeão mundial dos 25 quilómetros, o italiano Mario Sanzullo, campeão do mundo e da Europa, e para a neerlandesa Sharon Van Rouwendaal, vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e campeã no Rio 2016.

A selecção portuguesa também marca presença em Setúbal para a terceira etapa da Open Water Swimming World Cup, com uma armada liderada pela experiente Angélica André, medalha de bronze nos últimos europeus de Roma, a que se juntam os nadadores Mafalda Rosa, Tiago Campos e Diogo Cardoso.

Setúbal com condições “únicas” em Portugal e em todo o mundo

Para a organização é fundamental que a prova seja realizada no Sado, uma vez que que Setúbal tem condições naturais “únicas” em Portugal. Luís Liberato, presidente do comité organizador, explica, em declarações a O SETUBALENSE, que a cidade quer atrair provas de âmbito mundial.

“Estamos a falar de uma prova de alta competição. Tem apenas 70 a 80 atletas, mas são os melhores do mundo nesta disciplina, portanto, isto é, de facto único em Setúbal e no País”, referiu. O também director de departamentos de Cultura e Desporto do município sadino, explica que este evento atrai bastantes pessoas.

“Na manhã de sábado vamos ter três provas abertas ao público em geral e, por exemplo, a prova de dois mil metros tem já 300 inscrições. São pessoas que vêm de todo o País e esses atletas trazem familiares e amigos para assistir, que ficam para ver a Taça do Mundo”.

Quanto ao futuro desta prova, Luís Liberato assegura que existe contrato até 2024, esclarecendo que após este evento serão feitas as renovações de contratos de quatro anos, uma vez que funciona por ciclos olímpicos.

Trânsito Prova motiva interrupção da circulação

A realização da Taça do Mundo de Natação de Águas Abertas motiva interrupções à circulação automóvel em algumas vias da frente ribeirinha de Setúbal, nomeadamente nas imediações do Parque Urbano de Albarquel.

O acesso a este espaço verde, localizado no troço de intersecção com a Travessa Casa da Saúde, e o sentido nascente-poente da Avenida José Mourinho, no troço compreendido entre a Travessa da Rasca e a Rua Praia da Saúde, encontram-se encerrados ao trânsito entre as 07h00 de sábado, dia 27, e as 22h00 de domingo, dia 28.

A autarquia esclarece os munícipes, que como alternativa, os automobilistas devem circular pela Avenida José Mourinho, Rua Amália Rodrigues e Travessas da Rasca e da Casa da Saúde.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -