29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal“Arrábida sem Carros” regressa com restrições mais apertadas devido a risco de...

“Arrábida sem Carros” regressa com restrições mais apertadas devido a risco de queda de rocha

Programa prevê que trânsito vai estar condicionado às praias de Albarquel, Creiro e Portinho da Arrábida e proíbe circulação na Rua Círio da Arrábida

 

- PUB -

O programa “Arrábida sem Carros”, que procura “garantir segurança e mais comodidade no acesso às praias de Setúbal”, está de regresso durante a época balnear, entre 3 de Junho e 17 de Setembro, com restrições mais apertadas devido ao risco de queda de rocha.

Segundo a Câmara de Setúbal, não só se mantém “o condicionamento de trânsito automóvel às praias de Albarquel, Creiro e Portinho da Arrábida”, como não vai ser permitida “a circulação de veículos e peões pela Rua Círio da Arrábida, entre o túnel da Figueirinha e Galapos, devido ao risco de queda de um bloco rochoso fracturado na encosta da serra”.

A medida é implementada “na sequência da decisão da Comissão Municipal de Protecção Civil”, não sendo “possível garantir o acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, a partir de Setúbal, via Figueirinha, mas apenas a partir de Azeitão ou a partir de Setúbal, via Azeitão”.

- PUB -

Por este motivo, a autarquia diz que os “veraneantes devem deslocar-se a partir do Creiro a pé ou através da utilização de modos suaves de transporte, como trotinetas e bicicletas”.

O programa “que define as regras de acesso às praias, com prioridade para a utilização do transporte público”, foi aprovado na reunião pública de quarta-feira e estipula ainda que, “durante a época balnear, a circulação automóvel fica interdita, entre as 07 e as 20 horas, entre o Creiro e Galapos e no acesso a Albarquel”.

No que diz respeito ao “troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso, a interdição vigora entre as 07 e as 19 horas”, com a circulação nestes troços a ser “autorizada a veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência”.

- PUB -

Já no caso dos residentes, comerciantes e concessionários, estes “podem pedir cartões de acesso por requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio eletrónico [email protected]”.

Transporte público de passageiros abrangido pelo passe Navegante

Como alternativa, a população vai poder continuar a utilizar o transporte público de passageiros – abrangido pelo passe Navegante – nas deslocações para as praias, a partir de Setúbal e Azeitão. Isto tendo em conta que a Câmara de Setúbal considera que “este recurso de uso colectivo é “o meio de transporte mais eficaz, eficiente e equilibrado para a deslocação de pessoas para as praias do concelho, com um contributo muito positivo na gestão e sustentabilidade do ecossistema da Orla Costeira da Arrábida”.

A ligação de Setúbal à Praia do Creiro vai ser garantida pela carreira 4470, que “promove a ligação da cidade à referida praia, via Vila Nogueira de Azeitão, por impossibilidade de ligação entre a Figueirinha e o Creiro”.

“Esta carreira tem saídas de Setúbal, diariamente, às 08h30 e às 13h00, e do Creiro para Setúbal às 14h15 e às 19h45. Há ainda uma variante complementar, às 10h00 e às 18h30, que faz o percurso de ida e volta entre Brejos de Azeitão e a Praia do Creiro”.

Sobre a linha 4471 Praia de Albarquel Circular, a edilidade explica que “a frequência da passagem dos autocarros é de 30 em 30 minutos, nos dias úteis, e a cada 20 minutos ao fim-de-semana. Esta linha, com um horário entre as 09 e as 20 horas, “tem paragens nas avenidas Luísa Todi e José Mourinho e no Parque Urbano de Albarquel”.

No que diz respeito à carreira que liga a Praia da Figueirinha a Setúbal, a 4474, esta tem “um local de partida diferenciado que alterna entre o Terminal da Várzea e o Centro Comercial Alegro”. “O percurso de regresso é coincidente, incluindo paragens nos três terminais principais, designadamente a Várzea, Interface de Transportes de Setúbal e Alegro”.

A carreira 4476, por sua vez, “assegura as ligações entre o parque de estacional da Secil, onde se pode estacionar a viatura particular, e a Praia da Figueirinha, em sistema de vaivém, que é gratuito para os utilizadores do Passe Navegante”.

Para o estacionamento de viaturas, vai estar disponível “a bolsa existente na Praia da Figueirinha, com capacidade para 240 lugares, tarifada de 1 de Junho a 30 de Setembro com um custo variável, dependendo do dia da semana e da época”.

Com 180 lugares, o parque de estacionamento da Secil “está associado à utilização da carreira 4476 e não pode ser utilizado para outras formas de deslocação”, enquanto “no parque do Creiro, “as tarifas de ocupação foram actualizadas para valores de cinco euros, diário, e de três euros para uma tarde, com entradas a partir das 13 horas”.

Relativamente ao Centro Comercial Alegro, este volta a possibilitar “estacionamento livre aos utilizadores dos transportes públicos para as praias, nomeadamente da linha 4474”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -