28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJoão Cruz sem apoios para ir à Taça do Mundo de patinagem...

João Cruz sem apoios para ir à Taça do Mundo de patinagem artística

Jovem setubalense vai estar em Itália, na primeira semifinal, de 24 a 26 de Maio. Final acontece em Junho na Argentina

 

- PUB -

O jovem João Cruz conseguiu garantir a sua participação na Taça do Mundo de patinagem artística, depois de ter ficado em primeiro lugar no ranking nacional, mas não conta com quaisquer apoios que “o permitam voar mais alto e levar mais longe o nome de Portugal”.

Para a primeira semifinal da Taça do Mundo (Artistic World Cup), que acontece em Trieste, em Itália, entre 24 e 26 de Maio, a mãe do atleta do Artwheels Clube de Patinagem do Sul, Cláudia Almeida, explica que já se conseguiu “angariar algum dinheiro”, nomeadamente através “da venda de rifas”, uma vez que os “custos são da exclusividade dos participantes”.

A luta agora é conseguir o montante necessário para assegurar “as viagens do João e da treinadora à Argentina”, país onde os “dez melhores do mundo vão” para disputar a final da Taça do Mundo na semana de 12 a 18 de Junho.

- PUB -

“Só se correr muito mal é que o João não vai à Argentina. A Federação [de Patinagem de Portugal] e as treinadoras acreditam que ele vai ser um dos dez melhores do mundo, mas os custos são elevados e incomportáveis. As viagens à Argentina são dois mil euros para cada um”, explica Cláudia Almeida.

“A viagem à Argentina é na segunda semana de Junho e precisamos de ajuda”, apela a mãe do campeão distrital e nacional de patinagem artística, pedindo, a quem puder apoiar, que ajude com “contribuições ou patrocínios”.

“Queremos lutar até ao fim”, reforça. Apesar de ainda faltarem algumas semanas, a mãe de João Cruz, de 14 anos, refere que “assim que acaba a prova de Itália já se fica com uma percepção de quem são os dez melhores do mundo”.

- PUB -

“Ainda não podemos reservar as viagens porque ainda não nos informaram quais as datas da final. Só que depois de Itália, só temos até dia 12 de Junho para comprar as viagens. Se não começarmos já a lutar, depois também não vamos conseguir fazê-lo”.

Contudo, Cláudia Almeida explica que, caso o jovem não vá à final da Taça do Mundo, “ainda tem, este ano, o Campeonato da Europa e a Taça da Europa”. “Temos ainda muitas viagens este ano, que são sempre suportadas pelos pais”, sublinha.

O ano passado, João Cruz deu um salto a Itália, mais precisamente a Roccaraso, onde se sagrou Campeão Europeu de Patinagem Livre (individual) na Taça da Europa.

Na altura, o jovem setubalense reconheceu que o lugar no pódio conquistado ao serviço da Federação de Patinagem de Portugal foi “o concretizar de um sonho”. Em 2023, volta ao ‘país da bota’ para participar na primeira semifinal da Taça do Mundo de patinagem artística.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -