25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraAutarcas e membros do Governo reúnem-se em Sesimbra para celebrar 4.º aniversário...

Autarcas e membros do Governo reúnem-se em Sesimbra para celebrar 4.º aniversário do passe Navegante

Uma cerimónia que ressalvou as “vantagens económicas e ambientais” do passe em vigor na Área Metropolitana de Lisboa e que contou com a apresentação da nova campanha Navegante

 

- PUB -

Esta tarde, o Cine Teatro João Mota, em Sesimbra, reuniu líderes municipais e membros do Governo para celebrar o 4.º aniversário da entrada em vigor do passe Navegante, o sistema tarifário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em vigor desde Abril de 2019.

A abrir a sessão, o anfitrião, Francisco Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, sublinhou a “honra” de receber no município a cerimónia que celebra a “medida com maior amplitude económica dos últimos anos no seio dos agregados familiares”.

Segundo o autarca, a adopção do passe Navegante no município de Sesimbra traduziu-se numa “redução de quase 400 euros mensais, no caso de famílias com três elementos que utilizam os transportes regularmente”.

- PUB -

A reforçar a conquista, o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, declarou que, a par com “redução significativa do preço dos passes”, “não deve ser negligenciado o efeito da simplificação tarifária gerada pelo bilhete Navegante, ao passar de uma situação complexa, onde existiam mais de 400 passes disponíveis e mais de 7 700 tarifas distintas para apenas duas grandes tipologias”, referindo-se ao Navegante Municipal, no valor de 30 euros mensais, e ao Navegante Metropolitano, com um custo de 40 euros mensais.

Por sua vez, Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Acção Climática, fez questão de reforçar “o compromisso” e a “importância que a mobilidade tem para atingir os objectivos colectivos”, nomeadamente, atingir a neutralidade carbónica, algo que o país propôs fazer até 2050.  “Para vencer o desafio da descarbonização temos de continuar o caminho que se iniciou em 2019 e apostar nos transportes colectivos” disse, revelando o investimento estatal, no valor de 900 milhões de euros, feito em transportes públicos, entre 2019 e 2022.

“O transporte público existe e tem muitas vantagens além do carro”

- PUB -

Além de enaltecer a adopção do passe Navegante na AML, a cerimónia ficou ainda marcada pela apresentação da nova campanha Navegante, que, nas palavras de Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), procura “desmistificar as vantagens” do “principal adversário” dos transportes públicos: o carro.

“Será que o nosso adversário faz tudo bem?”, começou por questionar Rui Lopo. “A comunicação em torno do transporte individual raramente partilha aspectos menos bons”. Temos de mudar esta percepção”, complementou o Presidente do Conselho de Administração da TML, Faustino Gomes, frisando que “o transporte público existe e tem muitas vantagens em relação à utilização do carro”.

Deste modo, a Transportes Metropolitanos de Lisboa pretende apostar numa comunicação mais “efectiva” e “presente” da mobilidade colectiva, já a partir do lançamento da nova campanha, brevemente disponível ao público.

“Estamos com 97% das vendas do passe Navegante face ao período de 2019. A diferença de 3% equivale, aproximadamente, a 700 mil euros. De facto, cada euro que investimos em comunicação é importante para trazer pessoas para os transportes públicos”, afirmou Rui Lopo.

Ministro do Ambiente prevê que Carris Metropolitana tenha “um impacto relevante na vida das pessoas”

Em breve ampliada à Área Metropolitana do Porto, a Carris Metropolitana, que ultimamente tem somado aguçadas críticas por parte dos seus utilizadores, foi também tema de conversa do encontro.

Carla Tavares, Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, que, no início do seu discurso tinha destacado a “confiança” do serviço, não pôde deixar de ressalvar as dificuldades presentes.

“Desde o dia 1 de Janeiro deste ano que a Carris Metropolitana opera em pleno na AML. Com esta operação assistimos diariamente a 20 mil circulações, mais 20% que o modelo anterior em mais de 700 linhas, das quais 13% novas, numa área urbana com cerca de 3 mil quilómetros quadrados. Os desafios têm sido vários e todos temos consciência do impacto que tem tido na vida das nossas populações. Mas, apesar de todas as adversidades, estas têm sido paulatinamente superadas com a participação de todos”.

Já o Ministro da Saúde saiu em sua defesa, aplaudindo a “coragem” da AML em “lançar uma operação da magnitude da Carris Metropolitana” em momentos “particularmente difíceis”, referindo-se à pandemia e ao contexto de guerra na Europa.

Duarte Cordeiro mostrou ainda não ter dúvidas de que a Carris Metropolitana vá “ter um impacto igualmente relevante na vida das pessoas por aquilo que representa na imagem de qualidade ao nível do transporte público”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -