19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal activa plano de contingência para vaga de frio e...

Câmara de Setúbal activa plano de contingência para vaga de frio e presta apoio aos sem-abrigo

Serviço de Protecção Civil e Bombeiros tem avaliado necessidade de proporcionar alimentos e agasalhos ou até um abrigo provisório

 

- PUB -

As baixas temperaturas que se vão fazer sentir ao longo da semana, a par do que tem acontecido nos últimos dias, levaram a Câmara de Setúbal a activar o plano de contingência para as vagas de frio, “que inclui a prestação de apoio a pessoas sem-abrigo”.

No âmbito do referido plano, “técnicos do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros e da Divisão dos Direitos Sociais da autarquia” têm procedido, desde as 19h30 de terça-feira, à “avaliação das necessidades de apoio aos sem-abrigo”.

Em comunicado, a edilidade sadina explica que, no terreno também se encontra a “Cáritas Diocesana, na qualidade de coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Setúbal”, sendo que as equipas têm percorrido “vários espaços da cidade onde normalmente pernoitam pessoas sem-abrigo”.

- PUB -

Tal acção é realizada “com vista a avaliar a necessidade de prestação de apoio alimentar e de agasalhos ou, eventualmente, de um abrigo provisório”.

“Em virtude do quadro meteorológico de frio intenso e frio com vento previsto para o território continental, incluindo Setúbal, o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros e a Entidade Concelhia de Saúde recomendam a adopção de medidas especiais de autoprotecção”.

De forma a estar protegida, a população deve utilizar “vestuário e calçado adequados, com a opção de várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso”, assim como é recomendado “o uso de chapéu ou gorro e de luvas”.

- PUB -

“A roupa deve ser mantida seca para se impedir perdas de calor, sendo de evitar a utilização de vestuário demasiado justo ao corpo ou que faça transpirar. A hidratação também é importante, aconselhando-se o consumo de líquidos e sopas e que se evite a ingestão de bebidas alcoólicas”, sublinha a autarquia.

Além disso, também nas habitações “há medidas que devem ser tomadas, como a vedação de portas e janelas por onde o ar frio possa entrar”. A temperatura da casa “deve ser mantida entre os 18 e os 21 graus”. Contudo, “o acendimento de lareiras, radiadores, braseiras e aquecedores” requer “cuidados especiais devido ao risco de acidentes domésticos”.

“O Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta também para a necessidade de desligar os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa”, acrescenta o município, reforçando que, “em caso de dúvida, deve ser contactada a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -