2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCâmara de Alcácer resolve contrato de empreitada da Escola dos Telheiros

Câmara de Alcácer resolve contrato de empreitada da Escola dos Telheiros

Municipio decidiu afastar construtor por atraso na obra. Depois de ultrapassado o prazo, trabalhos estão a meio

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal decidiu, na quinta-feira, resolver o contrato de empreitada de reabilitação da Escola Básica dos Telheiros que deveria ter ficado pronta em Março de 2021.

A obra, de 1,2 milhões de euros, está muito atrasada, apesar de o município ter autorizado já quatro prorrogações do prazo, o último das quais terminou em Setembro de 2022.

- PUB -

No final do ano passado, o empreiteiro, a Betonit – Engenharia e Construções, Lda, solicitou nova prorrogação do prazo mas a autarquia indeferiu o pedido por considerar que as prorrogações anteriores seriam “suficientes para acautelar todos os imprevistos invocados” e que não existe fundamente para alargar novamente o prazo.

De acordo com a Câmara de Alcácer do Sal, decorridos 365 dias do prazo inicial e mais 563 dias dos prazos adicionais, “a percentagem de execução da obra ronda ainda os 50%”.

A autarquia decidiu romper com a construtora e aplicar uma multa à empresa, por incumprimento, de 82 mil euros.

- PUB -

Na votação da decisão, o PS, pela voz do vereador Gabriel Geraldo falou na possibilidade de haver “falhas na gestão do processo”, por parte do município, mas a vereadora com o pelouro das Obras Municipais, garantiu “não haver qualquer problema legal”. Ana Luísa Soares (CDU) expressou a sua “confiança total na equipa de fiscalização [municipal]” que acompanhou a empreitada.

O presidente da Câmara Municipal, Vitor Proença, defendeu que “é preferível uma situação destas [a resolução do contrato] do que continuar com o que estava, em que a obra não andava nem desandava”.

O autarca comunista recordou que a Escola Primária dos Telheiros esteve para ser encerrada, quando a gestão municipal era socialista e sublinhou que esta é a “primeira vez” que o executivo CDU resolve uma empreitada, em 10 anos “com muitas obras e algumas delas muito puxadas”.

A Câmara Municipal vai agora lançar um novo concurso público para a conclusão da reabilitação da escola.

 

Centro de Recolha de Animais avança

Na mesma reunião, a Câmara de Alcácer aprovou o projecto do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. A empreitada, de 407 mil euros, ainda vai a concurso público.

O futuro canil e gatil vai ter um total de 16 celas e alojamento para animais de grande porte, como cavalos. As futuras instalações, de 320 metros quadrados, ficam no Pinhal do Concelho, perto da ETAR, pelo que ficará resolvido o problema do actual canil que funciona na zona urbana, no Bairro de São João, junto a um lar e uma residência.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -