2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasGreve dos pilotos de barra e portos com adesão a 100% no...

Greve dos pilotos de barra e portos com adesão a 100% no Distrito

Primeiro dia de paralisação foi hoje cumprido em Setúbal e Sines, assim como na esmagadora maioria dos portos do país

 

- PUB -

Os pilotos de barra e portos de Setúbal e Sines estão em greve hoje e amanhã e voltam a parar nos dias 6 e 7 de Dezembro, assim como na maioria dos portos do país.

Em reivindicação está o “cumprimento do acordo assinado entre o sindicato representativo dos trabalhadores e as administrações dos portos, que permite a possibilidade dos pilotos se reformarem aos 60 anos”.

“Reivindica-se o cumprimento do acordo de 7 de Agosto de 2019, com as administrações portuárias, obtido após longas negociações, promovidas pela tutela de então, em que se procurava dar resposta a uma justa reivindicação destes profissionais respeitante à possibilidade da antecipação da aposentação/reforma a partir dos 60 anos de idade”, lê-se num comunicado do Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante (OficiaisMar), divulgado na página electrónica da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

- PUB -

Segundo acrescenta, “apesar de todas as tentativas de diálogo com a tutela ao longo dos últimos três anos, consideram-se esgotadas as possibilidades de negociação, tanto mais que, em reunião no Ministério das Infraestruturas e Habitação, realizada no passado dia 21 de setembro de 2022, foi claramente dito que o Governo não implementaria este acordo”.

De acordo com o pré-aviso de greve, esta decorrerá entre as 00:00 de hoje até ao final do dia de quarta-feira e entre as 00:00 de 6 de Dezembro e o final de 7 de Dezembro, estando assegurada a prestação de serviços mínimos.

Com Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -